Prática de Ensino em Educação Infantil
Por: Carolteichler • 10/11/2024 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 43 Visualizações
Prática de Ensino em Educação Infantil
Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?
A Educação Infantil veio passando por muitas mudanças, deixou de ser vista somente como assistência de cuidados básicos da criança, como alimentação, banho, sono, etc. e passou a ser o início do processo – educacional, onde assume um caráter de ensino intencional onde cuidar, brincar e educar se tornou extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.
Essa é a etapa onde a criança deixa de vivenciar somente os vínculos familiares para ser inserida em um ambiente de socialização, portanto se faz necessário organizar uma rotina onde a criança se sinta segura e acolhida, rico em experiências que contribua para sua construção de identidade.
Ao elaborar seu planejamento e rotina, o professor precisa conhecer a realidade de sua turma, suas potencialidades e limitações, organizar espaço, tempo, pois exigem atividades diferentes para cada faixa etária, levando em consideração as vivências e conhecimentos prévios para que essa aprendizagem e desenvolvimento se faça de forma significativa e eficaz.
Estabelecer uma rotina com atividades cotidianas de forma que desperte o interesse e seja prazerosa, como hora do banho onde é possível aprender as partes do corpo, a hora do lanche onde a criança tem experiências com novos sabores e texturas, hora do sono, contar histórias e brincar de faz de conta entre outros, desenvolvendo a autonomia e independência.
Destaca-se também a importância das atividades lúdicas, que favoreçam a criança em ser sujeito ativo, pensante, experimentar experiências, entrar em contato com a cultura e com as diferentes linguagens. Além de oferecer a oportunidade de criar novas aptidões em áreas como esporte, arte, música, etc.
A criança aprende brincando, por isso o professor tem que integrar o brincar no seu cotidiano, associá-lo a uma prática educativa.
Qualquer criança tem o direito de ser criança. Infelizmente, o que temos constatado é que elas estão sendo antecipadas a crescer, coagidas a amadurecer e a adotar responsabilidades, que não condizem com a sua faixa etária.
“É nessa fase da vida que se inicia a construção do ser autônomo, crítico e criativo, sem o que, um país não poderá jamais alcançar o pressuposto tão almejado qual seja de um povo livre e independente, quer política, econômica, intelectual ou cientificamente”.
Prof. Roberto Nicolau Schorr.
Referências: HAMZE, Amélia
Prof.ª da FEB/CETEC FISO, ISEB-Barretos - Repaginando a Educação Infantil.
VASCOCELOS, M.S. A difusão das ideias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
...