Psicologia da educação e fundamentos filosoficos
Por: Jessica May • 25/2/2016 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
Disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação
ALUNOS/RA
DESAFIO PROFISSIONAL, ENTREGUE COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DAS DISCIPLINAS “PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO” SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR A DISTÂNCIA ELIZABETH MENDES
TUCURUÍ – PARÁ
2014
ALUNOS/RA
DESAFIO PROFISSIONAL, ENTREGUE COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DAS DISCIPLINAS “PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO” SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR A DISTÂNCIA ELIZABETH MENDES
TUCURUÍ – PARÁ
2014
INTRODUÇÃO
A terapia assistida por animais (TAA) é uma prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos. (MACHADO et al., 2008)
A TAA parte do princípio de que o amor e a amizade que podem surgir entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios. Os benefícios da interação com animais vão além de um processo lúdico, mas parecem interferir positivamente na qualidade de vida das pessoas.
Este projeto é conduzido à Escola Fundamental Joana D’arc Barroso, mais precisamente a turma do 6º ano A, que contem 45 alunos de 11 a 14 anos de idade, dos quais 25 são meninas e 20 meninos, a escola é pública e está situada no município de Tucuruí, através de pesquisas e métodos identificamos problemas comportamentais e de aprendizado em determinados alunos. Visando melhorias educacionais, propõe-se a TAA.
Importância da TAA na Escola
É importante a implantação do projeto pedagógico utilizando a Terapia Assistida por animais na escola, pois, além de ser uma forma diferente e atrativa de aprendizado, onde o professor e os alunos constroem o conhecimento de forma conjunta, objetivando motivar e desenvolver novos interesses, conhecimento e responsabilidades nos alunos.
Objetivo do Projeto Pedagógico
O objetivo da implantação do projeto refere-se a habituar-se o contato dos alunos com os animais com o objetivo de motivar o aprendizado e estimular o desenvolvimento social de cada aluno.
Neste caso será posto em sala de aula um animal de pequeno porte, a tartaruga, por se tratar de um animal extremamente dócil e fácil de trabalhar, e através do mesmo será observados e explorados todos os seus comportamentos e características.
Nesta turma de 6º ano temos 45 alunos, 25 meninas e 20 meninos, são crianças com boa participação em sala de aula, porém temos dois alunos com problemas comportamentais, sendo eles: Marlison Barbosa, 12 anos, inteligente, criativo, prestativo, mas às vezes é uma criança agressiva e nas reuniões com os pais, sua mãe relatou que ele não respeita decisões ou autoridades suas e de seu pai. Marlison é descuidado com seu material escolar, nunca tem uma caneta, lápis ou borracha para fazer suas atividades, obrigando os demais alunos a emprestá-lo, nos intervalos Marlison costuma provocar seus colegas com termos pejorativos, causando muitas vezes brigas com os demais alunos.
Temos também Steffany Grabriella Silva, 12 anos, Steffany é extremamente
...