RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Jéssica Leite • 17/5/2019 • Relatório de pesquisa • 9.847 Palavras (40 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
FRANCIELE SANTOS MAGALHÃES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 4]
[pic 5]
FRANCIELE SANTOS MAGALHÃES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico:Nathalia Alves da Silva
Tutor de Sala: Fabiana
Macaúbas
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 15
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 25
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 27
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 32
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 44
CONSIDERAÇÕES FINAIS 53
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................54
INTRODUÇÃO
Entre 12 de março de 2019 a 20 de março de 2019 foi relizada a observação de campo e o estágio de regencia na Creche municipal Lizandra Paula , que fica situada na cidade de Botuporã-ba.
Nesse periodo foram feitas atividades que tinha como objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos quanto as cores, letras e agilidade motora. Para a realização das atividades foram utilizadas imagens, recortes de revistas, figuras geometricas.
O presente artigo tem como objetivo intrigar sobre a importancia da educação escolar para o desenvolvimento da criança considerando que a Educação Infantil é uma etapa relevante na medida em que proporciona na criança desenvolver-se integralmente em seus aspectos físicos, psicologicos, intelectuais e socias.
Dessa forma, fez-se um estudo bibliografico buscando analisar qual a contribuição da escola para o processo de formação da criança, pois, esta necessita de orientação adequada de maneira que possibilite uma aprendizagem saudável e significativa. Sendo assim, cabe ao educador interagir com as crianças e orienta-las no processo de aprendizagem, bem como atendê-las de forma adequada, respeitando sua forma de ser e agir.
Nessa perspectiva, compete aos educadores do ensino infantil considerar que as crianças são diferentes entre si, investindo assim em uma educação baseada em considerações de aprendizagem que as respeitem como pessoas singula
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O projeto político pedagógico da creche municipal Lizandra Paula foi revisto e
reavaliado pelo coletivo de educadores e pelo conselho escolar da instituição. Reconhecemos o esforço do toda a equipe no sentido de realizar esta importante tarefa, mas também temos certo de sua importância e significado para a organização e funcionamento deste espaço de educação infantil, este documento se propõe e apresentar a organização do trabalho da unidade escolar e esperamos que seu debate e reavaliação anual contribuam efetivamente, para a consolidação de uma opção educacional comprometida com a formação humana no seu sentido mais amplo. Este projeto político pedagógico é um documento que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar e tem como objetivo geral identificar e solucionar problemas que interferem no processo ensino aprendizagem. Este projeto tem a finalidade de apresentar as linhas norteadoras que contribuirão com a proposta de trabalho da creche municipal Lizandra Paula é expressar sua identidade seus objetivos e desejos de mudanças, para uma vida digna e justa socialmente. Através de analise reflexão feita da reflexão feita da referida escola e das condições de aprendizagem apresentadas pelo aluno, foi revelada a necessidade de construir juntamente com toda a equipe escolar, um projeto de ação e intervenção pedagógica voltada para a cidadania, no qual os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos indispensáveis para a construção de sua autonomia com atitudes críticas, dinâmicas e ativas.
O atual documento articula a autonomia político pedagógico administrativo da
gestão democrática da instituição. Ele representa mais do que um documento, é um meio de viabilizar a escola democrática para todos nas esferas sociais, historias afins e similares.
Há uma lei de Diretrizes e Bases da educação nacional que detalha aspectos pedagógicos da organização escolar, o que mostra bem o valor atribuída a essa questão pela atual legislação educacional. Desta forma, essa é uma educação nacional que detalha aspectos pedagógicos da organização escolar, o que mostra bem o valor atribuída a essa questão pela atual legislação educacional. Desta forma essa é uma exigência legal que precisa ser transformada em realidade por toda as escolas do país. Entretanto não se trata apenas de assegurar o comprimento da legislação vigente, mas sobretudo de garantir um momento privilegiado de construção organizada, decisão e autonomia da escola, por isso é importante evitar que essa exigência se reduza a mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida.
Um projeto político pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão se
caracterizar por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais ou em um plano apenas dentro de normas técnicas par ser apresentado as autoridades superiores.
Mas o que é mesmo projeto político pedagógico?
Segundo Líbano (2004) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar na verdade, o projeto político pedagógico é a expressão da cultura escolar com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, empregada da crença, valores significado, modos de pensar e agir das pessoas que participam da sua elaboração. Assim o projeto orienta a pratica de produzir uma realidade para isso é preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida Reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para construção da realidade desejada. É imprescindível que nessas ações estejam comtempladas as metodologias mais adequadas para atender as necessidades sociais e individuais dos educandos.
...