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Resenha crítica sobre a “Identidade e diversidade na educação musical” – Um olhar musical sem barreiras

Por:   •  26/4/2022  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

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Universidade Estadual do Maranhão

Núcleo de Tecnologias para Educação

Curso de Licenciatura em Música

EDSON MENDES DE OLIVEIRA

Atividade:

Resenha crítica sobre a “Identidade e diversidade na educação musical” – Um olhar musical sem barreiras.

Presidente Dutra

2021

Resenha crítica sobre a “Identidade e diversidade na educação musical” – Um olhar musical sem barreiras.

SANDRONI, Carlos. Identidade e Diversidade

na Educação Musical. In: A Música na Escola. pp. 132-133.

O autor do texto Carlos Sandroni é compositor, musico, violonista e escritor, sendo ele mestre em ciência política pela IUPERJ, publicou vários artigos em  diferentes revistas. Na frança no ano de 1997 defendeu a tese de doutorado em musicologia na universidade François Rebelais de Tour e em 2001 lançou o livro “Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de janeiro 1917-1933” sendo ele uma tese resumida de seu doutorado. Em Pernambuco passou a atuar como professor de Etnomusicologia no departamento de musica e Antropologia da universidade federal de Pernambuco. Carlos Sandroni atuou como violonista em shows, onde acompanhava sua irmã, a cantora Clara Sandroni,alem de firmar varias parcerias com outros artistas ao longo de sua carreira, e compor varias canções entre elas “Pão doce” e “Rude Franqueza”.

O Texto em questão levanta um questionamento a respeita da educação musical e a sua identidade que outrora eram metodologia europeia, uma metodologia musical que era ensinada nos conservatórios e que no passar do tempo foram dividindo espaço com outros estilos e linguagens, não sendo mais possível assegurar apenas um estilo musical artístico. Embora a música europeia exija do musico uma técnica e domínio maior para uma boa interpretação, o mesmo ocorre nas novas tendências musicais, só que de uma maneira mais sucinta. Abrir um legue maior de conhecimentos sobre outros estilos musicais, não caracteriza o abandono da identidade musical de determinado lugar, e sim uma busca por concepções diferentes sobre o ser musico e apreciação da musica.

Por muito tempo imperou um estilo de musica técnica ensinada em instituições e conservatórios de musica, onde hoje em dia não mais se mantém única, em um contexto mais amplo, o conceito de musica popular tem ganhado espaço e difundido um campo de conhecimento maior para estudar novos estilos musicais. Essa nova linguagem não implica no abandono de uma identidade musical do musico, mas um agregador de conhecimento. Mas fica um questionamento a respeito da nossa musica tradicionais, sendo elas de formação informal e tendo uma grande diversidade, com isso o entrave de institucionalizar esse estilo de musica. Mas pode-se notar que a troca de conhecimento pode ocorrer em ambas às partes, os ditos “letrados” e “analfabetos” podem andar de mãos dadas na busca de transmitir conhecimentos.

A importante contribuição contida no texto revela o quanto a musica e seu ensinamento em diversidade, pode alavancar um entendimento maior em relação à metodologia empregada em musica popular e oral. Embora tudo isso venha a contribuir para o desenvolvimento do ensino musical, é importante atenta-se para uma apreciação mais valorosa das ditas musicas tradicionais, onde ainda estão distante de muitas instituições, e que poderia contribuir para romper algumas linhas de ensino que imperam com seus planos didáticos.

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