Resenha crítica sobre a questão ética do uso de novas tecnologias
Por: Bianca Jantalia • 27/11/2020 • Resenha • 723 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
UNYLEYA
DOCÊNCIA EM BIBLIOTECONOMIA
Resenha crítica sobre a questão ética do uso de novas tecnologias
Bianca Kaczmarkiewicz Jantalia Loureiro
Rio de Janeiro
2020
O uso de recursos diversos da tecnologia tem aproximado o professor ou profissional pedagógico de um mundo globalizado que proporciona a dinamização do ensino em sala de aula. Os vídeos, data show, computador e internet presentes no cotidiano atual dos educadores são as chamadas Novas Tecnologias, que surgiram como métodos de comunicação no contexto de uma Revolução informacional.
Em uma visão primária da importância dessas tecnologias no ensino, é necessário pensar em que projeto de educação que estão sendo usadas. Os professores deveriam se reunir para pensar em que tipo de sociedade que os mesmos irão construir, além de como inserir o uso das NTICs no currículo e na proposta pedagógica.
Seguindo esse raciocínio, é de extrema importância que a Escola se aproprie de maneira qualificada nessas tecnologias pois se o mesmo não acontecer poderão surgir buracos na relação de ensino entre professor-aluno. O ambiente escolar necessita atualmente cortar o paradigma da “escola século XX” recebendo “alunos século XXI”. O entendimento e a apropriação dessas tecnologias é uma ferramenta essencial pro processo pedagógico.
Os jovens costumam ter um domínio e um interesse muito grande nessas NTICs, logo devem ser usadas para o uso do aprendizado de forma contundente. O professor tem que se apropriar dessas ferramentas e utiliza-las em seu propósito educacional.
A tecnologia é um dos componentes para uma educação de qualidade. Descrevendo assim uma educação de qualidade como um ensino democrático, inclusivo e que engloba o processo de ensino-aprendizagem por toda a vida. A mesma pode até ser feita sem tecnologia, mas no mundo globalizado no qual vivemos, seria incomum não aproveitar todos os meios atualizados de comunicação. Desta maneira, o professor pode trazer tudo que há de significativo ao aluno e conecta-lo à informação.
As tecnologias de informação contemporânea proporcionam benefícios, sendo assim instrumentos de democratização e de igualdade, acabando com o monopólio da informação porém, a internet não traz apenas pontos positivos. Do mesmo aspecto que a internet provêm uma vasta diversidade de informação, o que facilita o acesso a vários tipos de conteúdo; também ambígua em um aspecto negativo.
Na internet é possível o aparecimento de trabalhos plagiados, sites maliciosos. Assim como manifestações de racismo e preconceito, entre outras. Redes Sociais também são foco de crimes virtuais, onde podem acontecer atos associados ao abuso sexual infantil, prostituição, bullying e outras atitudes maliciosas.
É preciso deste modo que a escola ou o corpo docente fique atento com a exposição de informações aos alunos, e também transmitidos dentro do ambiente escolar pelos alunos. A equipe pedagógica precisar se fazer presente como um filtro e não como aparelho repressor das informações. Possuir softwares de proteção também ajudam contra o aparecimento de vírus virtuais que podem trazer conteúdos pornográficos ou indevidos no processo de aprendizagem.
Apesar do processo de ensino-aprendizagem ter o compromisso de ser algo aberto e dinâmico, o processo de implementação dos TICs ainda está em evolução. Nem todos tem acesso decente às novas tecnologias de informação, devido ao custo imposto pela implementação e manutenção desse processo; além também da democracia eletrônica que institui uma barreira consistente de constituição. Deste modo, a ética procura com as TIC constituir não um fator de alienação social, mas pelo contrário, um importante veículo de libertação e democratização.
...