Resumo Sobre Antropologia
Por: gta4156 • 6/5/2021 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO – MARANHÃO
DISCENTE: MARCOS ANTÔNIO LAGO DA SILVA
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo elucidar sobre a antropologia teológica dentro do uso da palavra Antropologia Bíblica.
O texto é trabalhado em tópicos e subtópicos os quais abordam sobre suas principais relevâncias, dando ênfase e explanando de maneira simples e objetiva o conceito e a derivação antropológica bíblica dentro da doutrina do homem.
Desta forma, no primeiro tópico e lúcida se sobre o uso da palavra homem como referência a raça humana. A antropologia estuda o que a Bíblia diz a respeito da humanidade “anthropos” em grego significa homem ou pessoa, a antropologia estuda o homem ou a humanidade dependendo do seu enfoque a interesse de cada área do conhecimento humano que estuda a antropologia (sociologia, psicologia, teologia, e etc), o fará sobre um prisma um pouco diferente. Na teologia a antropologia é o estudo do que a Bíblia diz a respeito do ser humano: quem ele é, como ele é constituído e sua capacidade de se relacionar com Deus, com outros seres humanos e com a natureza.
A perspectiva cristã da humanidade é que somos criaturas de Deus, sermos criado à imagem de Deus significa que, como ele, somos seres Racionais e Morais com emoções e uma vontade própria. O ser humano foi criado para ter relacionamentos com Deus, com outras pessoas, com a criação e consigo mesmo.
Desta forma o texto infere-se que tanto os aspectos físicos da nossa semelhança a Deus, os aspectos Morais, os aspectos espirituais, faz nos identificar que somos corpos físicos, mas também espírito e podemos também agir de modo significativo no plano da existência e material, espiritual. Isso significa que temos uma vida espiritual sem possibilita que nos relacionamentos pessoalmente com Deus, que Oremos a ele e o louvaremos, ou seja, fé, adoração, e maturidade, atração pelo culto e discernimento. Tudo isto nos mostra que temos a capacidade de raciocinar e pensar logicamente e de conhecer o que nos distingue do mundo animal. Os animais às vezes exibem conduta admiráveis na solução de complicações e problemas no mundo físico, mas certamente não se ocupam do raciocínio abstrato, não há algo como a história da filosofia canina por exemplo, nenhum animal desde a criação evoluiu na compreensão de problemas éticos ou no uso de conceitos filosóficos
Portanto no que se de cerne a antropologia teológica, hoje ela sempre em busca de comprovar a humanidade continua a sua busca no sentido da vida e da história, do sentido do Cosmo e de tudo que nele existe, é especialmente no próprio ser humano na complexidade da história do código
Portanto, assim crer a igreja, é pelo Cristo que o ser humano é justificado ( recupera a justiça perdida pelo pecado), e é a partir dele, nele, com ele e por ele, que o ser humano vive, da Graça do pai, do filho e do Espírito Santo, dos pontos filiação (ao pai), Fraternidade, amizade. É a partir do olhar antropológico-teológico que detectamos o que a e a revelação de sobre o ser humano no contexto da obra da criação
Dentro do que concerne a antropologia teológica como origem e evolução da antropologia a um pressuposto para esta vertente da antropologia Deus não é uma fantasia ou uma gregado mental na vida humana. Ele integra a própria estrutura humana ele confere a vocação transcendente, que impulsiona o ser humano a Ir Além disse, a aspirar ao infinito, a reconhecer suas limitações (fraqueza, enfermidade, erros, morte, pecado), que desafiam a respeito do sentido da vida, do sofrimento, da Morte e da e da pós-morte Deus lhe dar ao ser humano a capacidade de reconhecer o valor de tudo o que existe e de transcender a realidade do aqui agora por um valor maior e mais planificador, é exatamente esta busca do transcendente que ele humaniza de modo maravilhoso assim mesmo como ser humano Isto é, quando mais ele se insere em Deus e no projeto dele, mais encontra a felicidade e é extra extraordinária capacidade que o faz também, humanizar tudo no Cosmo, humanizá-lo e canalizar toda as suas riquezas em vista da Felicidade, um desejo insaciável que faz parte do seu ser como gente.
...