A Intervenção Parental
Por: Aliatan • 23/8/2019 • Relatório de pesquisa • 281 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Parental: Temos na situação parental o estimulo discriminativo com a ausência de outros indivíduos na residência, o reforço intrínseco para isso é a autoestimulação de Joaquim, incitando na consequência dos sons repetitivos feitos com a boca. A função do comportamento é a necessidade de atenção, assim manteremos a intervenção com o uso da tentativa discreta.
Mostraremos aos pais como atuar na intervenção quando a criança manifesta o comportamento inadequado, ao mesmo tempo trabalharemos este comportamento que resultará na diminuição de frequência.
Utilizamos os PECS, visto que é a melhor técnica a ser utilizada para esta situação dentro do método ABA. Visando estabelecer a compreensão da criança sobre seu comportamento inadequado. Os usos dos PECS serviram para o entendimento literário onde os pais direcionarão a atenção de Joaquim quando manifestado o comportamento. Aliando ás figuras sobre a pasta indicando um menino, seguido por sua vez da imagem de mão aberta vermelha simbolizando a palavra “pare” por fim o símbolo do reforçador, representado pela imagem de dos pais e dele, indicando a hora do brincar. Essas figuras aliadas no contexto significam que a criança deve parar com aquele comportamento para que possa brincar com seus pais, assim como para ter seu momento de atenção dos mesmos. Desta forma a criança será impelida a praticar um comportamento adequado.
No futuro podemos introduzir a verbalização com Joaquim ensinando o mesmo a pedir por interação com frases “vamos brincar” “quero comida” “quero água“ “quero ir ao banheiro” “quero abraço” “quero ir embora”, entre outros.
Resaltamos a importância de estabelecer um quadro de rotinas para a criança, desta forma haverá maior facilidade da aplicação de atividades. Ajudaremos os pais com esta proposta nos próximos atendimentos.
...