A Reforma Psiquiátrica no Brasil
Por: Elaine Silva • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 5.084 Palavras (21 Páginas) • 302 Visualizações
FACULDADE DE ILHÉUS
COORDENAÇÃO DE PSICOLOGIA
Elaine Silva
Ilse Araújo
Relatório Final Estágio Básico II
Ilhéus 2015
Elaine Silva
Ilse Araújo
Relatório Final Estágio Básico II
Relatório a ser apresentado a CESUPI, para fins avaliativos da disciplina Estágio Supervisionado Básico II, do Curso de Psicologia, 6º Semestre.
Orientador: Profª Maria da Conceição Almeida Vita
SUMÁRIO
1 –INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 04
2 – Breve Relato histórico--------------------------------------------------------------- 05
2.1 – Reforma psiquiátrica Italiana------------------------------------------- 05
2.2 – Reforma Psiquiátrica no Brasil----------------------------------------- 05
3 – CAPS------------------------------------------------------------------------------------ 06
3.1 CAPS II------------------------------------------------------------------------- 06
3.2 Atuação do psicólogo-- ---------------------------------------------------- 07
4 – Apresentação da instituição cedente ------------------------------------------- 07
4.1 Dados de identificação ---------------------------------------------------- 07
4.2 CAPS II- ILHÉUS ----------------------------------------------------------- 08
5 – Atividades Realizadas -------------------------------------------------------------- 09
5.1 Relatório Parcial 01--------------------------------------------------------- 09
5.2 Relatório Parcial 02-----------------------------------------------------------10
5.3 Relatório Parcial 03-----------------------------------------------------------12
5.4 Relatório Parcial 04-----------------------------------------------------------14
6 – CAPS II- Teoria X Prática -----------------------------------------------------------16
7 – Conclusão------------------------------------------------------------------------------- 19
8 – Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------- xx
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado Básico II segunda etapa, tem como objetivo proporcionar ao aluno uma rotina de observação do trabalho do profissional em psicologia no âmbito da saúde mental, envolvendo sua prática nas atividades desenvolvidas pelo psicólogo no espaço institucional CAPS II correlacionando-o com conhecimento teórico e prático, obtendo assim, uma maior compreensão sob suas habilidades e responsabilidades no relacionamento com o usuário, equipe, rede institucional, assim como a conduta ética.
As atividades executadas foram desenvolvidas numa carga horária de 18 horas estabelecida pela instituição de ensino CESUPI/FACULDADE DE ILHÉUS com o objetivo de obtenção de experiência para relacionar com o arcabouço teórico das disciplinas do curso de PSICOLOGIA.
- Breve relato histórico
2.1 Reforma Psiquiátrica Italiana
Franco Basaglia era médico e psiquiatra, e foi o precursor do movimento de reforma psiquiátrico italiano conhecido como Psiquiatria Democrática. No ano de 1961, assumiu a direção do Hospital Psiquiátrico de Gorizia, onde iniciou mudanças objetivando transformá-lo em uma comunidade terapêutica. Uma de suas primeiras atitudes foi melhorar as condições de cuidado técnico aos internos, o que, no entanto, veio a perceber posteriormente que a "simples humanização" deste não seria suficiente.
Basaglia afirmava que o sujeito acometido da loucura, possui outras necessidades que a prática psiquiátrica não daria conta, assumindo assim uma postura crítica ao tradicionalismo da cultura médica, onde o isolamento do louco com a internação era tido como modelo de tratamento, tornando-se excludente e repressor.
Em 1970, foi nomeado diretor do Hospital Provincial na cidade de Trieste, onde promoveu a substituição do tratamento hospitalar e manicomial por uma rede territorial de atendimento, da qual faziam parte serviços de atenção, emergências psiquiátricas em hospital geral, cooperativas de trabalho protegido, centros de convivência e moradias assistidas, chamadas por ele de "grupos-apartamento” para os loucos. (AMARANTE, Paulo, 1996)
Em 1973, a OMS (Organização Mundial de Saúde) credenciou o Serviço Psiquiátrico de Trieste como principal referência mundial para uma reformulação da assistência em saúde mental. Em 1978 foi aprovada na Itália a chamada "Lei 180", ou "Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana", também conhecida popularmente como "Lei Basaglia".
2.2 Reforma psiquiátrica no Brasil
No ano de 1970 o MTSM (Movimento dos trabalhadores em saúde mental/ Movimento de Luta Antimanicomial), buscavam uma transformação da assistência psiquiátrica, onde houvesse melhores condições de assistência à população e a humanização dos serviços.
A Luta Antimanicomial no Brasil propriamente dita surgiu em 18 de Maio de 1987, no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental em Bauru-SP, após a indignação dos trabalhadores que vivenciavam situações análogas às de "campos de concentração", conforme as denúncias feitas por Basaglia em sua vinda ao Brasil. Essa "luta" tinha como metas o fechamento dos manicômios do País e a promoção de uma cultura de tratamento, de convivência e de tolerância para as indivíduos em sofrimento psíquico.
Em 1989, foi apresentado o projeto de lei nº 3.657/89, do deputado Paulo Delgado (PT/MG). Esse documento visava a regulamentação dos direitos do doente mental em relação ao seu tratamento e indicava-se a extinção progressiva dos manicômios de esferas pública e privada, e sua substituição por outros "recursos não manicomiais de atendimento" (Delgado, 1989).
...