O Relaxamento Progressivo
Por: Nathalia Polla • 3/6/2021 • Bibliografia • 539 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
Página 1 de 3
Relaxamento Progressivo: Procedimento Longo Adaptado de The Anxiety & Phobia Workbook, por Edmund J. Bourne, 2002 |
Sente-se em uma posição confortável. Tencione cada grupo de músculos de 7 a 10 segundos e, então, relaxe-os de 15 a 20 segundos. Quando você liberar a tensão faça instantaneamente (ou seja, não libere lentamente porque isso exige sustentar a tensão). Lembre-se de observar o contraste entre a sensação de tensão e o relaxamento. Mentalize cada região trabalhada. Feche os olhos.
- Para começar faça três inspirações abdominais de ar, expirando cada uma lentamente. Enquanto expira, imagine que a tensão em seu corpo começa a ir embora.
- Aperte as mãos contraindo os dedos. Contraia-as durante 7 a 10 segundos e, então, relaxe-as de 15 a 20 segundos.
- Contraia o bíceps dobrando os braços em direção aos ombros. Segure ... e... relaxe.
- Aperte os tríceps estendendo os braços e travando os cotovelos. Segure ... e... relaxe.
- Tencione os músculos da testa levantando as sobrancelhas o máximo que puder. Segure ... e... relaxe. Imagine os músculos da testa ficando lisos e limpos enquanto relaxam.
- Tencione os músculos ao redor dos olhos apertando os cílios. Segure ... e... relaxe. Imagine a sensação de relaxamento profundo ao redor dos olhos.
- Contraia os maxilares abrindo a boca tão amplamente que você estica os músculos da região. Segure ... e... relaxe. Deixe os lábios separados e a boca frouxa.
- Aperte os músculos da parte atrás do pescoço colocando a cabeça para trás, encostando-a nas costas (faça o movimento com cuidado e gentilmente para não produzir lesão). Focalize somente na tensão dos músculos do pescoço. Segure ... e... relaxe. (Faça o ciclo contração-relaxamento duas vezes nesta região).
- Aperte seus ombros levantando-os como se eles fossem se encostar às orelhas. Segure ... e... relaxe.
- Aperte os músculos das omoplatas movimentando uma contra a outra como se elas fossem se tocar. Mantenha a tensão entre as omoplatas e... então... relaxe. (Faça o ciclo contração-relaxamento duas vezes nesta região).
- Faça uma inspiração profunda apertando os músculos do peito. Segure até 10 segundos... e ... então ... solte o ar lentamente. Enquanto expira, imagine qualquer tensão no peito indo embora.
- Contraía os músculos do estômago. Segure ... e... relaxe. Imagine uma onda de relaxamento se espalhando pelo estômago.
- Contraia as costas arqueando-as para cima. (Omita este exercício se você tem dores na coluna). Segure ... e... relaxe.
- Contraia as nádegas apertando uma contra a outra. Segure ... e.. relaxe. Imagine os músculos nos seus quadris ficando frouxos.
- Contraia os músculos das coxas até os joelhos. Segure .... e.... relaxe. Sinta os músculos das coxas relaxando completamente.
- Contraia os músculos da barriga da perna apontando os pés na direção do rosto (flexione cuidadosamente para evitar câimbras). Segure ... e... relaxe.
- Aperte os pés torcendo-os para baixo. Segure ... e... relaxe.
- Mentalmente escaneie seu corpo procurando qualquer ponto residual de tensão. Se uma região particular estiver tensa, repita o ciclo contração-relaxamento duas vezes naquela região.
- Agora imagine uma onda de relaxamento se espalhando lentamente através do corpo, começando da sua cabeça e gradualmente penetrando em cada grupo de músculos, e indo até os pés.
Abra os olhos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com