RESENHA CRÍTICA: ADOLESCÊNCIA E SAÚDE MENTAL
Por: Roberto.L • 27/8/2019 • Resenha • 507 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
RESENHA CRÍTICA: ADOLESCÊNCIA E SAÚDE MENTAL
Este trabalho teve como objetivo faze rum levantamento quantitativo sobre saúde mental na adolescência e na juventude, destacando os temas mais abordados que vamos relatar abaixo. De acordo com estudos e levantamentos de vários artigos vemos que há um crescente nos problemas relacionados com os jovens e adolescentes.
DEPRESSÃO
Foram identificados 40 artigos que falam sobre esse tema, depressão e suicídio na adolescência. Estudos confirmam que de 1995 à 1998 teve um aumento de 3% e de 1998 à os dias de hoje esse aumento foi de 10% ano. Outro dado alarmante é que entre os adolescentes é 3 vezes maio o índice de suicídio do que com os adultos. Qual seria esse motivo?
Estudos revelaram que as abordagens contextuais são por conta de pouco suporte familiares, papéis negativos de vida e alterações neuropsicológicas que inclui as próprias mudanças físicas e psíquicas que ocorrem na adolescência.
ANSIEDADE
Foram feitos 29 artigos classificados pois esse diagnóstico é muito frequente entre os jovens. Outros quadros que são associados a ansiedade é o (TDAH), esse quadro leva os jovens a serem usuários de drogas. 27 de 29 artigos relatam que a ansiedade pode ser causada pela precariedade das relações familiares, abandono escolar, presença de ambientes violentos. Também foram apontados que a ansiedade é uma característica da cultura contemporânea e privação emocional durante o desenvolvimento.
ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
65 artigos encontrados, e os maiores causadores segundo estudos estão relacionados com problema de escola, relações familiares, maus-tratos, vitimização e presença de usuários nas famílias e pouca religiosidade.
VIOLÊNCIA
11 artigos, a problemática está relacionada a maus-tratos, morar nas ruas e comportamentos sexuais. As repercussões negativas da situação de violência indicam a urgência de implantações e ações preventivas.
TRANSTORNO ALIMENTAR
Foram achados 50 artigos, e estudos relatam que teve um aumento a partir do ano de 2000 e 2005. A problemática leva-se em conta da imagem corporal, ou seja, o corpo perfeito e dinâmica da personalidade.
SAÚDE MENTAL
37 artigos identificados relatam a alta procura por atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e jovens. Relacionados a psicose somente 8 artigos totalizados, e metade destes organizados acerca de forma de discursão teórica sobre o apoio familiar ao paciente psicótico.
Com base em todos esses estudos que vemos aqui, podemos concluir que o que falta mesmo não é o tratamento em si, mas sim um tratamento de boa qualidade e principalmente um tratamento de prevenção com antecipação para específicos problemas. Muitos são os trabalhos de diagnósticos de cada doença, e poucos são os trabalhos preventivos dos tais. Basicamente os atendimentos restringem-se aos casos dos mais necessitados e não recebem os recursos necessários para a ampliação dos serviços.
Importante também é a ampliação das investigações sobre o modelo de desenvolvimento que incluam aspectos contextuais e macros de compreensão dos problemas em saúde mental, destacando as características de resiliência e saúde individual, familiar e coletiva. Somente a partir de sólido conhecimento, pode-se desenvolver e implantar serviços comunitários e subsidiar diretrizes públicas em saúde mental de forma que o desenvolvimento dos serviços sustentem-se em apoio financeiro adequado e treinamento apropriado de recursos humanos para o trabalho.
...