TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra Criança e Adolescente

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE PESQUISA

Violência Contra Criança e Adolescente

No Município de Cruzeiro do Sul

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação, Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Zambom.

Cruzeiro do sul/Acre

2015

• INTRODUÇÃO

A violência é uma questão social que afeta todas as pessoas, mulheres, homens, crianças e adolescentes. Ela acontece em todas as classes sociais e vem aumentando a cada dia.

Estudos revelam que as maiores vítimas da violência sexual e principalmente da exploração sexual comercial são as crianças e adolescentes, por se encontrarem em áreas de riscos e de comprometimento psicossocial, devido às carências financeiras e da desagregação familiar, além de outros fatores sócio-culturais. As principais marcas provocadas pelos problemas sócio-demográficos são: ausência de participação e de integração efetiva dos mais pobres nas principais instituições da sociedade; ao nível da sociedade, observa-se a existência de condições precárias de habitação, grande densidade, e acima de tudo um mínimo de organização além do nível familiar

Por este motivo, o assistente social trabalha na área de conquista, ampliação, consolidação e principalmente na preservação dos direitos sociais das Crianças e dos Adolescentes, pois o mesmo é responsável para defendê-los, conscientizá-los aqueles que estão em vulnerabilidade.

Segundo Steinberg (1996), a adolescência é um período que vai dos 10 aos 19 anos, sendo um período de crescimento que o indivíduo precisa para realizar suas tarefas para finalmente passar da infância para a vida adulta. Essas tarefas são todas as transformações que acontecem no período da puberdade e suas diversas mudanças.

• Delimitação e Formulação do Problema

Foram feitas pesquisas bibliográficas e sites. Vale ressaltar que o publico alvo é a comunidade, pois analisaremos de forma sucinta uma reflexão sobre a Violência contra crianças e adolescentes e suas conseqüências. Também o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e a Constituição Federal de 1988.

3. Formulação dos Objetivos Geral e Específicos

Objetivo Geral

• Reconhecer a violência contra crianças e adolescentes como um problema social, buscando capacitar multiplicadores sociais para identificar na problemática, numa perspectiva de trabalho em rede, fortalecendo o atendimento integral a estes sujeitos na realidade local

Objetivos específicos

• Promover a integração entre instituições, famílias e comunidades, estimulando a participação destes no combate à violência, promovendo a construção coletiva de conhecimentos

• Desenvolver atividades com crianças, adolescentes e seus familiares, buscando afirmar a importância do convívio familiar e a superação dos atos de violência.

4. Justificativa

A violência revela-se atualmente como um fenômeno que se dissemina no meio social, em suas variadas formas, atingindo um numero expressivo de pessoas sem distinção de sexo, raça/etnia, condição socioeconômica, religião ou idade. Contudo, são crianças e adolescentes as vitimas mais freqüentes das expressões da violência, isso justificado, entre outros aspectos, pela fragilidade desses sujeitos.

Porém, mesmo amparados pela constituição à criança e o adolescente sempre foram objeto de algum tipo de violência seja ela, física, psicológica e outras que comprometem seu desenvolvimento futuro. Por isso, a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de buscar e concretizar medidas necessárias para a preservação dos seus direitos.

A intervenção integrada entre os profissionais inseridos nessa proposta se trona fundamental, além disso, consideramos importantes que as ações desenvolvidas sigam uma perspectiva multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, criando de fato uma rede de proteção às vitimas da violência.

5. Metodologia

A proposta presente deste projeto são as perspectivas de conhecer, refletir e resignificar a realidade da violência e questões subjacentes a esta. No entanto, foi necessário a fazer alguns tipos de pesquisas como as descritivas, investigativa e bibliográfica. Este trabalho teve como base, artigos, livros, sites oficiais e revistas.

6. Revisão Bibliográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com