MEDIAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A DEMANDA ATENDIDA POR ELE
Por: ROSMAS • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 1.037 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A mediação feita pelo profissional de assistência social e a demanda que o mesmo atende na perspectiva de universalização do acesso aos direitos sociais é feita sobre a forma de intervenção e de enfrentamento críticos da realidade, situando-se na perspectiva de conhecer a sua existência real e concreta.
O profissional do serviço social, tem sua atuação na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais, buscando a proteção social, face às mazelas geradas pelas estruturas presentes no modelo de organização social e econômica capitalista. Reconhecendo neste sistema a origem da exclusão que de forma camuflada e contestadora surgi à cidadania.
Palavras chave: Mediação , demanda, universalização de direitos, economia capitalista.
2 MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS
Partindo da questão social como base de fundação sócio histórica da profissão, o profissional de assistência social atua nas diversas expressões da questão social. Hoje estas expressões tem apresentado um novo perfil com a precarização, insegurança e a vulnerabilidade do trabalho, gerando a perda das proteções e seguranças sociais no enfrentamento do desemprego, do crescimento do trabalho informal, das formas precárias de trabalho, do achatamento salarial e o aumento da desproteção social.
Para que o assistente social atue como mediador na construção de direitos sociais, ele deverá conhecer às contradições da sociedade capitalista, estar preparado teoricamente, para pensar, discutir, planejar e apresentar políticas sociais como alternativas contrárias ao senso comum.
Pelo amadurecimento profissional, o assistente social tem sua atenção voltada à defesa da classe trabalhadora, dentro do processo de reprodução da vida material e dos modos de vida; comprometido com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social, lutando pelos direitos e pela cidadania em direção do desenvolvimento social inclusivo.
Na contemporaneidade exige-se um profissional que interprete e decifre a realidade cotidiana e a transforme em projetos profissionais, definindo assim (IAMAMOTO, 2000, p.113).
4 CONCLUSÃO
O papel de mediador que o assistente social desempenha na atualidade, concretiza-se no esforço de procura e de elaboração de alternativas sociais para os conflitos e problemas existentes, especialmente em relação às mudanças no mundo do trabalho.
As expressões da questão social se formam nas contradições da produção e apropriação da riqueza, que foi e é gerada pela sociedade, atingindo a sociedade provocando desajustes sociais na vida de milhares de pessoas.
É de suma importância que a sociedade civil, juntamente com os profissionais de serviço social e o estado, se unam para amenizar os reflexos da questão social na construção da cidadania e na garantia dos direitos sociais, que mesmo sendo frágeis diante dos rigores do capitalismo, tem sido um instrumento de proteção social para os trabalhadores e pessoas em situação
...