MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: Uma abordagem bibliográfica em relação aos adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas
Por: Daniela Abel • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 380 Visualizações
MEDIDAS SOCIOEDUDATIVAS:
Uma abordagem bibliográfica em relação aos adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas
Autor: Micheli De Oliveira Ronchi
Orientador: Samara Corrêa Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES0259) – EstágioIII
25/03/2017
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo sobre os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa provisória, objetivado mostrar a atuação do Serviço Social, junto aos adolescentes, buscando sempre sua ressocialização e a restituição de um convívio familiar saudável. Apresenta como meta identificar a importância do trabalho e utilização dos instrumentos técnicos operativos utilizados pela assistente social na medida socioeducativa provisória, com base em meus estágios I e II e concluindo o estagio III realizados na instituição CASEP.
Os trabalhos que junto com a Assistente Social do CASEP desenvolveu-se a apresentação de forma social, psicológicos e pedagógicos, procurando trabalhar o adolescente em nível individual, em grupo familiar e social. O CASEP tem o proposito de criar um ambiente próprio para os adolescentes autores de atos infracionais, durante o cumprimento de sua medida socioeducativa de internação provisória, criando um novo mundo de possibilidades, de pensar no trabalho a ser desenvolvido com os adolescentes internos, que por uma serie de fatores sociais e históricos, envolvem-se na prática do ato infracional.
2 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Nome da Instituição/campo de estágio: Multiplicando Talentos – CASEP (Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório)
CNPJ: 09.008.738/0001-70
O endereço da respectiva instituição: Antônio Rossi, S/N.
Bairro: Vila Zuleima Cep: 88801-000
Município: Criciúma - SC
Supervisor de Campo: Graziela Torquato
Estagiário: Micheli De Oliveira Ronchi
Período de Estágio: 23/02/2016 à 13/02/2017.
Carga Horária realizada: 450 horas realizadas.
3 APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória-CASEP foi criado no dia 17 de junho de 1998, iniciando suas atividades no dia 20 de junho de 1998. Localizado na Antônio Rossi s/n, no Bairro: Vila Zuleima no município de Criciúma – Santa Catarina. Com capacidade de abrigar 20 adolescentes provisoriamente pelo prazo de 45 dias, adolescentes de 12 a 18 anos do sexo masculino, podendo ter internação, conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 90).
O Casep é uma instituição de regime fechado, sem fins lucrativos, com horários de funcionamento 24 horas (com troca de plantões), sendo mantida por um convênio entre governo estadual, secretária de segurança publica e a ONG Multiplicando Talentos.
O trabalho desenvolvido no CASEP apresenta-se de forma social, psicológicos e pedagógicos, realizando trabalhar com o adolescente em nível individual, em grupo e social.
Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa recebem atendimento médico hospitalar, odontológico, psiquiátrico, trabalho realizando com parceria com o Sistema de Saúde do Município de Criciúma.
4 ATIVIDADES DE ESTÁGIO REALIZADAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO DE 2016 A FEVEREIRO DE 2017
ATIVIDADE | OBJETIVOS | QUANTIDADE |
Observação do campo do estágio | Conhecendo o cotidiano e a demanda de atendimento da instituição | 150 horas |
Atendimento e elaboração de prontuários; Entrevista, Acolhimento de Adolescentes etc... | Conhecer o histórico do Adolescente. E ter um diagnostico completo do historio familiar, dados que auxiliarão no seu desenvolvimento pessoal e social | 100 horas |
Elaboração do projeto da intervenção | Tema escolhido: Medidas Socioeducativas para adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas. | 50 horas |
Desenvolvimento do projeto de Intervenção | Através de levantamento de dados realizados no CASEP, foi concluído que mais da metade dos adolescentes tem envolvimento com drogas e entorpecentes. Crescendo cada dia mais o numero de adolescentes autores de atos infracionais, como uma forma de reagir aos maus tratos familiares, pobreza etc...? | 150 horas |
5 RELATO E ANÁLISE DA PRÁTICA
Através de dado coletados, comprova-se que a participação de menores no crime é cada vez mais frequente.
A utilização dos instrumentos no cotidiano da prática profissional é um fator decisivo para o assistente social do CASEP. Os atendimentos individuais, familiares e grupos que a assistente realiza no CASEP, são extremamente importantes, sendo que os objetivos principais volta-se para o acompanhamento, a orientação e o auxilio ao adolescente que praticou ato infracional.
O atendimento individual contempla estratégias de entrevistas e diálogos visando a identificação de sentimentos, emoção, potencialidades, dificuldades, e os atendimentos grupais proporcionam trocas de experiências entre familiares e adolescentes visando aflorar sentimentos com a compaixão, tolerância e respeito.
O uso dos instrumentos técnico-operativos pela assistente social no CASEP pode ser visto como estratégia para realização de uma ação na pratica profissional, onde o instrumental e a técnica estão relacionados em uma unidade dialética, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade técnica. O instrumental abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades, procurando assim, mediar conflitos entre famílias e adolescente, fortalecendo os vínculos no sentimento de capacitar cada um dos membros para o enfretamento das dificuldades.
...