O Crack e Suas Consequências
Por: rogeriograziela • 13/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.684 Palavras (7 Páginas) • 138 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa abordará inicialmente assuntos relacionados a historia do crack, levando em conta comentários prévios sobre a cocaína, que por sinal é uma substancia que faz parte da composição do crack, tendo por objetivo entender de que forma o uso abusivo interface no convívio familiar e a questão dos Sinais e Sintomas da síndrome de abstinência e dependência do crack no organismo do individuo, as causas e danos à saúde.
O crack é um problema que vem crescendo no Brasil e no mundo, afetando adultos e adolescentes, que inicialmente foi identificado nas ruas dos Estados Unidos na década de 1980, com forte concentração em comunidades em situação de vulnerabilidade social e no Brasil, por meio dos primeiros artigos sobre o consumo do crack a droga estaria disponível em São Paulo a partir de 1991. (SENAD, 2014)
De acordo com Kessler e Pechanskin (2008). O uso da droga constitui um grave problema de saúde pública, sendo cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, e mais barata e acessível que outras drogas, estando presente hoje em toda classe social e diversas cidades do pais, seja na zona urbana ou rural e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, como alguns anos atrás.
Para Rodrigues (2006). Os neurônios dos usuários de crack vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados, onde os usuários podem perder a vida ou pela droga em si ou em conseqüência de seu uso, como suicido, envolvimento em brigas, prestação de contas com traficantes e comportamento de risco em busca da droga como crimes e prostituição.
“Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que introduzida no organismo modificada suas funções causando dependência na maioria das vezes, além de causar problemas de saúde” (SILVA, 2009 apud PASSOS, 2010, p.114)
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais as causas e as conseqüências do uso cotidiano do crack nos usuários?
Qual a importância de enumerar os perigos que os leva na condição de usuário?
3 OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS
3.1 OBJETICO GERAL
- Diagnosticar o envolvimento de adolescentes e adultos com a droga, demonstrar os sintomas do uso do crack e as conseqüências.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Relatar sobre o surgimento da droga crack, como forma de entender o problema atual.
- Definir o conceito e as características do crack
- Identificar os sinais e sintomas da síndrome de abstinência, bem como os efeitos que o crack causa no corpo humano
- Enumerar os perigos que os leva na condição de usuários
- Identificar os fatores relacionados ao uso de drogas
- Diagnosticar o uso e abuso da droga
- Observar os impactos que a droga causa na família
4 JUSTIFICATIVA
A necessidade de pesquisar sobre o tema surgiu inicialmente a partir da inserção no campo de estágio curricular obrigatório do curso de Serviço Social, olhando atentamente o aumento dos casos de drogadição, em especial a dependência do crack, que está entre as principais questões sociais que tem atingido a saúde pública, a preocupação os familiares e da sociedade, despertando interesse para pesquisa sobre as conseqüências e impactos da droga, buscando respostas.
A escolha do tema usuários do crack também teve uma grande influência para possibilitar estabelecer uma relação com o curso, já que este é também um objeto de intervenção do assistente social. No entanto, o enfoque maior não consiste em apenas contribuir para a formação acadêmica, mas levar a informação à população, dos efeitos e riscos que o uso do crack pode trazer não só para o usuário, como também para a família e a sociedade.
Apesar de que os problemas existem entre a população adulta, o envolvimento é apontado na adolescência, tornando preocupante, pelo fato de interferir de forma gradual no progresso do sujeito, tanto no ponto de vista físico como psicológico.
O primeiro contato com as drogas pode ser por curiosidade para conhecer os efeitos tão comentados que ele produz, e outra ocasião é pelo grupo social que ele freqüenta e se sente pressionado para estar de acordo com normas do grupo, para ser aceito normalmente como um membro efetivo (GORGULHO, 1996, pg. 163)
Quando algum membro da família se entrega as drogas, em especial ao crack, toda a família se abala, pois, o dependente químico é um doente e toda família sobre junto, a co-dependência e a doença da família (DRUMMOND, 1998, pg. 85)
A Organização Mundial da Saúde reconhece a dependência química como doença, e sem o tratamento adequado, tende a piorar cada vez mais ao passar do tempo, levando a pessoa a uma destruição gradativa de si mesmo, chegando ao ponto de romper com os vínculos familiares, podendo ainda chegar ao ponto de utilizar os espaços publico como moradia, se tornando pessoa em situação de rua.
O acesso ao tratamento da dependência química é direito de cidadania, devendo ser disponibilizado o atendimento adequado, inclusive para os que não possuem recursos financeiros, mas apesar dos direitos resguardados, o que se tem visto são jovens e adultos drogados nas ruas, cometendo atos ilícitos para sustentar o vicia.
Detectar as causas e as conseqüências do uso cotidiano do crack, polarizar a questão, incentivar o tratamento, para que o usuário não seja tratado como uma sentença de morte tem que ser trabalhado para a ressocialização, ao convívio social, para tirar da situação de vulnerabilidade.
5 METODOLOGIA
A metodologia é o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade, as concepções teóricas, o conjunto de técnicas que possibilitam a apreensão da realidade, além do potencial criativo do pesquisador (MINAYO, 2001, pg. 16)
Este é um projeto de pesquisa bibliográfico e documental, tendo com metodologia escolhida para o desenvolvimento do estudo, através de coleta de dados em livros,
...