O Desafio Profisional
Por: odetepontes • 17/11/2021 • Artigo • 4.661 Palavras (19 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CEAD- FORTALEZA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SÉRIE: 6° e 7°
DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO, POLÍTICAS ESPECIAIS.
DESAFIO PROFISSIONAL
ODETE PONTES DE LIMA RA: 3318420335
YANE GUEDES CARACAS RA: 3701662182
TUTOR A DISTÂNCIA: MARILENA JORDÃO
FORTALEZA
Junho- 2019
ODETE PONTES DE LIMA RA: 3318420335
YANE GUEDES CARACAS RA: 3701662182
A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O COMBATE AO RACISMO NO COTIDIANO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.
FORTALEZA
2019
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo formular uma proposta de implantação da política social de assistência social no município de Itanema, a partir da realização de um diagnóstico da realidade e participação da sociedade civil. Este trabalho pressupõe o direito exposto na Constituição Federal brasileira que parte do princípio que; todo cidadão tem direito à assistência social, a previdência e a saúde, a construção desse projeto vem institui na comunidade seus direitos já legalmente instituídos.
A realização deste projeto social está embasado nos aspectos técnicos, éticos e metodológicos, focando na perspectiva de um planejamento participativo social, com o envolvimento da população numa análise histórica transformadora vivenciada por cada indivíduo. Segundo Baptista (2010) a dimensão desse planejamento está inscrito nas relações de poder num contínuo processo de tomada de decisões caracterizando uma função política onde o centro de interesse se faz a partir do reconhecimento da necessidades.
Para Baptista (2010) deve haver uma constante construção e reconstrução deste processo dando a possibilidade de abertura para novos espaços para enfrentamento da questão a ser trabalhada. A realidade da comunidade de Itanema é comum a inúmeros outros municípios brasileiros, com suas características sociais e urbanas peculiares e, inúmeras questões sociais.
Para agir diante deste cenário faz se necessário exercer mais que uma mera ação politica mas, o envolvimento do povo para a construção desse processo. Para isso o profissional de Serviço Social entra como um agente detentor do olhar acima da realidade posta, com o conhecimento profundo da realidade a se trabalhada, para isso, ele se utiliza de inúmeros instrumentos como relatórios, documentos e informações que irão alimentar a base de dados do processo de criação e implantação do SUAS- Sistema único de assistência social no município de Itanema.
DESENVOLVIMENTO
A cidade de Itanema é um pequeno município com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes com características sociais similares a muitos outros municípios brasileiros. Tal projeto parte do princípio de que a pobreza é um fenômeno multidimensional, ou seja, não se restringe apenas a insuficiência na renda, mas falta de segurança, alimentação, moradia, acesso a água potável, desemprego, baixa escolaridade, abandono, luz elétrica, saneamento básico e as políticas públicas de saúde e educação precários.
Situa-se num contexto de cidade com características mistas com aspectos rurais e urbanos, pode-se identificar com isso, condições de vulnerabilidade especificas que vai desde as doenças psíquicas, como usos de drogas, depressão típicas de cidades grandes até as ocasionadas pelas dificuldades do trabalhador rural em sua lida com terra levando a migração da zona rural para a urbana (FONSECA et al, 2013).
O município de Itanema possui inúmeras questões sociais e a maioria da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza, contudo, a maioria das famílias não tem acesso ou, até mesmo, desconhece a existência dos benefícios sociais como; Bolsa família, auxilio moradia, Benefício de Prestação Continuada, dentre outros.
A maioria da população não tem noção desses direitos e para complicar, inexiste um real interesse dos gestores locais para a implementação dessa Política de Seguridade Social deixando a população à mercê do assistencialismo e das benemerências. Diante deste cenário o município foi obrigado a convocar sua equipe para elaboração de um projeto para a implantação desta política no município de Itanema.
Os Assistentes Sociais propuseram um plano de enfrentamento das questão sociais embasados nos estudos científico e nas teorias de (Gandis), utilizando-se dos conceitos e dos tipos de planejamento existentes como; o operacional e o político, tendo como foco o enfrentamento da realidade existente, a discussão das demandas e das necessidades surgidas em uma ordem hierárquica de importância.
...