CONSTRUÇÃO DA POLITICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO ESPECIAL
Por: crisdutra71 • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO a distância
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Cristiane Santana Dutra
CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
[pic 3]
Guarulhos
2015
Cristiane Santana Dutra
CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Trabalho elaborado para as
Disciplinas: Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II.
Professores: Clarice da Luz Kemkamp; Maria Angela Santini e Maria Lucimar Pereira.
5º Semestre
Guarulhos
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................05
3. CONCLUSÃO.................... ........................................................................ 08
4. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 09
- INTRODUÇÃO
A Política de Assistência social tem sua trajetória e seu grande marco é a Constituição Federal de 1.988, pois só ai foi reconhecida a assistência social como política social.
E assim junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro.
A assistência social é antiga na humanidade, historicamente a práticas de caridade, filantropia e solidariedade religiosa. Em diferentes sociedades, a ajuda solidária dirigida aos pobres, aos viajantes, ao doentes e aos incapazes.
Com a Revolução gloriosa em 1.688 na Inglaterra,entraram em vigor documentos, nos quais houve a Revolução Industrial e todas suas mazelas, paralelamente ao desenvolvimento de doutrina socialista e de movimentos reivindicatórios, o Estado teve que proporcionar o bem estar social. O impacto da Industrialização e os graves problemas sociais e econômicos que acompanharam, as doutrinas socialista.
A primeira grande regulamentação do país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS – Criado em 1938 Segundo Mestriner (200l, p.57-58).
Em 1.942 foi criada a Legião Brasileira de Assistência com a finalidade de atender as famílias do pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial, mas a sua finalidade tomou outras proporções e também passou a atender a população em estado de vulnerabilidade.
Com o passar dos anos e as sucessivas mudanças políticas do país era necessário mudar e com Constituição Federal 1.988 houve várias conquistas.
- DESENVOLVIMENTO
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1.988 (CF 88) a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da Sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e a assistência social. Neste tripé da Seguridade Social ( Saúde, Previdência e Assistência Social), é conhecido o SUS – Sistema Único de Saúde e o INSS – Instituto Nacional da Previdência Social.
Em 1993 a Loas – Lei Orgânica da Assistência Social( esta Lei regulamenta que todo cidadão brasileiro tem direito aos benefícios, serviços programas e projetos sócio assistências.
Em 2004 PNSA – Política Nacional de Assistência Social é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritorias, visando seu enfretamento à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à Universalização dos direitos sociais. O público dessa política são os cidadãos e grupos que se encontram em situações de riscos.
Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia.
Em 2.005 SUAS- Sistema Único de Assistência Social foi instituído, onde engloba proteção social básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio de ofertas de programas, projetos, serviços e benefícios à indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e a Proteção Social Especial destinadas à famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e qjue tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas , entre outros.
Por ordem legal, coube ao Conselho Nacional de Assistência Social – CNSA em 11 de Novembro de 2.009 editar a Tipificação dos Trabalhos considerados como socioassistenciais organizando os por níveis de complexidade da seguinte forma:
l – Serviços de Proteção Social Basíca:
- Serviço de proteção e atendimento integral à família – PAIF;
- Serviço de convivência e fortalecimento de Vínculos;
- Serviço de proteção Social Basíca no domicílio para pessoas com Deficiência, Idosas.
II – Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:
1 - Serviço de Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos – PAEFI;
2 – Serviço especializado em abordagem social;
3 – Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida – La, e de prestação de serviços à comunidade – PSC;
...