TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Nacional Comum Curricular

Por:   •  28/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BATATAIS

Curso: Biologia

Disciplina: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, concepção, política e referenciais pedagógicos:  Estágio Supervisionado e Prática

Professor Responsável: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

Aluno (a):  Rainiele da Silva Cardoso

Portfólio 2: Síntese dos Estudos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2

 Síntese: 

Atividade decorrente dos estudos dos Ciclos 1 e 2 da disciplina Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, concepção, política e referenciais pedagógicos:  Estágio Supervisionado e Prática.

 A Base Nacional Curricular é um documento normativo aplicado na educação escolar que define os direitos de aprendizagem de todos os alunos das escolas brasileira. Considerando seus aspectos históricos, políticos, legislação e referenciais pedagógicos, visa a formação humana integral para uma sociedade justa, democrática e inclusiva. No que tange aos fundamentos pedagógicos possuem dois pressupostos, o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural, promovendo a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.

É um documento de caráter normativo, que define conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender ao longo do ano, a fim de orientar professores a cumprirem esse propósito. O escopo do currículo está na ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. O que legitima todo conhecimento adquirido. E reúne a visão de mundo, de sociedade e de educação que acreditamos para nossos alunos. Assim, a docência se sente mais confiante e preparada em nortear e oferecer um trabalho com base em objetivos mais sucintos.

Quanto ao regime de colaboração refere se a uma estratégia de articulação entre União, estados, Distrito Federal e municípios para contribuir com os esforços da implementação da BNCC. Ele aponta para a importância da colaboração no processo de formulação e implementação de ações e programas educacionais entre os entes federativos, para que haja coerência entre os diferentes sistemas de ensino, independentemente de sua localização geográfica ou das condições educacionais de cada região.

A formação inicial é apenas um componente de uma estratégia mais ampla de profissionalização do professor, com competências a serem constituídas na educação básica, a formação inicial dos professores para atuarem na mesma educação básica deve levar em conta os princípios pedagógicos estabelecidos nas normas curriculares nacionais: a interdisciplinaridade, a transversalidade e a contextualização, e a integração de áreas em projetos de ensino, que constituem hoje mandados ou recomendações nacionais. A formação continuada deve ocorrer na própria escola, organizada pela equipe de gestão, a fim de aprimorar e incrementar o trabalho docente, bem como junto dos professores, para discutir e buscar saídas para melhorar as questões específicas da escola. A formação continuada pode apoiar o docente a romper seu isolamento na sala de aula, propiciando-lhe mais referenciais e aprendizado sobre sua prática e promovendo a busca por soluções compartilhadas para problemas comuns do processo de ensino-aprendizagem na escola (BRASIL, [2019], n. p.).

Sim. A Educação Infantil é organizada através seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver; brincar; participar; explorar; expressar; conhecer-se. E em cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Ensino Fundamental contempla cinco áreas do conhecimento definidas pela LDB: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); Ensino Religioso. Documento do Ensino Médio é organizado em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para a educação infantil os campos de experiências são comuns a todas as faixas etárias, mas os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são específicos para cada uma delas. Para o ensino fundamental são descritas habilidades específicas para cada um dos componentes em cada ano do ensino fundamental. No ensino médio é relacionado a um conjunto de habilidades para cada competência específica da área.

A Educação Infantil é o lugar em que a criança deve ser compreendida como sujeito de direitos. Criança é sujeito, não objeto, sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009). referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEIs (BRASIL, 1998b) Volume 01 Volume 02 Volume 03. Política Nacional de Educação Infantil – PNEI (BRASIL, 2006). Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009). Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2018a). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs (BRASIL, 2010b).

 A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. Também é indicado que a pessoa interessada na carreira faça cursos de especialização voltados para a educação infantil. Esse estudo oferece ainda mais capacitação na área e atualizações em relação a técnicas e ferramentas importantes para o ensino de crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com