Recomendações Nutricionais para as Gestantes
Por: larissavieiraa • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.498 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
ETAPA 1: Recomendações Nutricionais para as gestantes
ETAPA 2:Elaboração da questão
SUPERVISÃO: Daniela Mendes
SÃO BERNARDO DO CAMPO
30/09/2015
Introdução
O trabalho a seguir foi elaborado com o intuito de aborda as principais recomendações nutricionais na gestação. Detalhando a importância do acompanhamento nutricional,adotando medidas para melhorar a qualidade de vida da mãe e do bebê.
DESENVOLVIMENTO NA GESTAÇÃO
Ocorre na gestação um aumento de 50% de expansão do volume sanguíneo,há diminuição de níveis séricos de albumina para um acumulo de água extracelular ou edema.
O débito cardíaco aumenta durante a gestação.A pressão arterial diastólica diminui nos dois primeiros trimestres,e retorna aos níveis pré-gravídicos no último trimestre da gestação.As necessidades de oxigênio aumentam fazendo com que a mãe sinta dispnéia,e conforme vai aumentando o útero,o diafragma é empurrado para cima,aumentando a dificuldade na respiração.
A Taxa de Filtração Glomerular (TFG) aumenta 50% durante a gestação.O volume sanguíneo aumenta podendo desenvolver glicosúria,além de uma excreção maior de vitaminas hidrossolúveis.
As náuseas e vômitos são freqüentes no primeiro trimestre,orientações dietéticas como aumentar o fracionamento das refeições e diminuir o volume pode reduzir o desconforto.O consumo de biscoito salgado e gengibre tendem a auxiliar no desconforto, preferir alimentos com baixo teor de gordura,o ideal é que a gestante ingira os alimentos nutritivos nos períodos que não apresente náuseas para que tenha o suporte de macro e micronutrientes necessários e requeridos pela gestação.
A azia é decorrente do refluxo gastroesofágico, tende a ser um efeito da pressão da útero aumentado sobre os intestinos e estômago e em combinação com o relaxamento do esfíncter esofágico pode resultar até mesmo na regurgitação.Para a diminuição dos sintomas,comer devagar ,mastigar bem os alimentos,evitar estresse durante a refeição, não ingerir água com as refeições ,somente nos intervalos , não ingerir grande quantidade de alimentos antes de deitar. Não é necessária a restrição de alimentos ácidos .
A constipação é bastante freqüente no período gestacional, foram estabelecidos critérios que facilitam o diagnostico , que incluem :ritmo intestinal com menos de três evacuações por semana, sensação de dificuldade para evacuar ,fezes pequenas e endurecidas e sensação de evacuação incompleta .
As alterações funcionais do tubo digestivo são freqüentes na gestação, citam-se diminuição da pressão cardíaca , estase biliar,e diminuição da velocidade do transito do intestino delgado,ocorre motilidade reduzida do cólon.As fezes tornam-se menos volumosas,por menor concentração de água,contribuindo para a constipação.A explicação para estes eventos relaciona-se com a diminuição da concentração plasmática de mortilina,para evitar a constipação,o ideal é a ingestão de 28g de fibras diárias.
RECOMENDAÇÕES DIETETICAS NA GESTAÇÃO
A gestação é um período de maior demanda nutricional no organismo ocorre uma maior oferta de energia,proteínas,vitaminas minerais para suprir as necessidades básicas e formar reservas energéticas para a mãe e feto.
ENERGIA
A energia é o principal nutriente determinante no ganho de peso gestacional, Hytte (1980),estimou que o custo energético de uma gestação fosse de 85.000 kcal ou 300 kcal/dia,considerando-se 4 semanas de gestação,ganho de peso materno de 12,5 kg,assumindo um recém-nascido com peso de 3 a 4kg.
Para calcularmos as necessidades energéticas da gestante é necessária uma avaliação nutricional individualizada,obtido o índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional,devemos calcular o valor energético total (VET) diário,baseado na taxa de metabolismo basal (TBM) e no fator atividade (FA),somando a energia extra convencionada em 300Kcal/dia a partir do 2º trimestre de gestação.
Um método pratico para cálculo do VET recomendado para a gestante adulta baseia-se na indicação de 36Kcal/Kg de peso ideal pré-gestacional.
Peso Ideal Pré Gestacional = altura² x 22 (22 é a sugestão de valor mediano de IMC
Para 2º e 3º trimestre – VET = (peso ideal pré-gestacional x 36Kcal) + 300Kcal
Para gestantes gemelares,ainda não há consenso nas recomendações energéticas.
RECOMENDAÇÕES DE VITAMINAS E MINERAIS
Em se tratando de macronutrientes,existe a recomendação de que aproximadamente 55 a 75% do VET diário seja na forma de carboidratos.O consumo de gorduras deve ficar entre 15 a 30% do total do VET,a indicaçãode ácidos graxos poli-insaturados.
Devemos ter atenção redobrada na hora de avaliar a presença desses elementos na dieta da gestante,em especial o cálcio,ferro,ácido fólico,zinco e as vitaminas A,C, e D,o período que requer maior demanda de ferro é no último trimestre da gestação em virtude do aumento das necessidades de oxigênio do binômio mãe/bebê.A carência de ferro pode levar à anemia,aumenta o risco de parto prematuro e morte perinatal,pode também haver conseqüências para toda vida do bebê,como a diminuição da capacidade cognitiva,de aprendizagem e de concetração,recomenda-se consumir 27mg/dia de ferro no 2º e 3º trimestres da gestação.
O acido fólico é imprescindível durante a gravidez,o folato interfere com o aumento dos eritrócitos,o alargamento do útero e o crescimento da placenta e do feto,sua deficiência pode ocasionar alterações na síntese de DNA e alterações cromossômicas.No Brasil,em 2004,a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu a adição de 0,15mg de ácido fólico para cada 100 gramas de farinha de trigo e milho,uma dieta rica é a recomendação adequada para prevenir deficiências de qualquer nutrientes e suas conseqüências na gestação.
A vitamina A é essencial para diversos processos metabólicos,como a diferenciação celular,o ciclo visual,o crescimento,a reprodução e para os sistemas antioxidante e imunológico.
As mulheres recebem dose única de 200.000UI
...