Trabalho de Agressão e Defesa
Por: Ruan Fernandes • 9/5/2019 • Dissertação • 923 Palavras (4 Páginas) • 301 Visualizações
Capa
Sumário
Introdução
A origem da contaminação ambiental vem já do começo da introdução humana no meio ambiente. Inicialmente, o equilíbrio do homem e da natureza era estável; porém, à partir do avanço da agricultura e pecuária, o desequilíbrio começou a se desenvolver pelo fato de as necessidades humanas serem maiores, iniciando o derrubamento de flora para ocupação de espaço físico para que suas atividades pudessem ser realizadas.
Foi na Revolução Industrial que houve um estopim de grande poluição e contaminação ambiental. Esta permitiu o crescimento populacional e aumento de qualidade de vida da população, comprometendo, de forma negativa, a qualidade do meio ambiente, pela forma com que os seres humanos lidavam com os recursos naturais oferecidos.
Porém, deve-se destacar a diferença entre contaminação e poluição ambiental:
Contaminação é a presença, em um ambiente, de seres patogênicos ou substâncias em concentração nociva ao ser humano, não sendo um poluente se não causar alterações no meio ambiente relacionado.
Poluição é uma alteração ecológica provocada pelo ser humano, que prejudica, direta ou indiretamente, sua vida ou seu bem-estar. Obrigatoriamente, traz prejuízo ao meio ambiente, bem como os recursos naturais deste, e impedimento das atividades econômicas. Pode, também, ser dividida em diferentes tipos:
- Poluição química: seus efeitos são intensificados devido à mistura de diversos poluentes, que são mais prejudiciais agindo em conjunto do que separadamente. Estão inclusos nesta categoria detergentes sintéticos, subprodutos do petróleo, pesticidas e resíduos químicos diversos.
- Poluição biológica: causada por materiais orgânicos fermentáveis. Nesta categoria, entram os esgotos domésticos, as indústrias de laticínios, os curtumes (operações de processamento de couro cru), os matadouros, as indústrias têxteis e de celulose.
- Poluição térmica: decorre da elevação da temperatura média do ambiente, mais comum nos ambientes aquáticos.
- Poluição mecânica: decorrente de grande quantidades de argila, areia, calcário e escórias derivadas da dragagem de corpos d’água, da indústria de mineração, da abertura de estradas.
- Poluição radioativa: origina-se nas explosões atômicas, em acidentes nucleares e no lixo atômico. As águas utilizadas para resfriamento destes resíduos causam poluição térmica e podem carregar resíduos radioativos para rios e mares, causando riscos irreversíveis aos organismos e meio ambiente.
- Poluição da miséria - socioeconômica: relacionada à falta de saneamento básico em regiões de baixo desenvolvimento.
- Poluição tecnológica - socioeconômica: representada pelo uso indiscriminado de pesticidas e produtos industriais em regiões de maior desenvolvimento.
A importância da atenção à contaminação ambiental é explícita: além de prejudicar o meio ambiente em que vivemos com problemas que, até em sua maioria, são irreversíveis, aumenta as chances de doenças, infecciosas ou não, aparecerem. Enquanto os micro-organismos estão evoluindo constantemente para a sobrevivência no meio ambiente e em organismos, humanos e animais estão cada vez mais suscetíveis à serem contaminados com esses micro-organismos.
A poluição e contaminação são altamente prejudiciais. No ambiente, a poluição biológica contamina o solo, exigindo medidas como o aumento de agrotóxicos e o saneamento básico - que não é disponível para todos na população; a poluição térmica causa diversos prejuízos, podendo destacar dentre eles o derretimento de calotas polares e dificuldade de sobrevivência de espécies que vivem nestes locais. Não somente isso, como também a dificuldade de outras espécies em diversas partes do mundo por causar um terrível desequilíbrio na atmosfera. Isto, também, aumenta a probabilidade de adquirir doenças e diminuição de qualidade de vida.
Esta é uma questão que merece atenção e grande importância, pois, com o passar do tempo, apenas piora. O avanço tecnológico apenas procura evoluir, sem dar atenção de onde todos viemos nem ao equilíbrio necessário para que não haja prejuízos definitivos e falta de recursos naturais (como já acontece).
Objetivos:
Propiciar a formação de colônias bacterianas em caldo BHI e placas de Ágar Sabouraud, a partir, de amostras colhidas no meio ambiente e no corpo humano (válvula de descarga do vaso sanitário e mucosa nasal). Não necessitando o isolamento de determinado microrganismo afim de obter uma cultura pura.
...