O Laudo de Inspeção Predial
Por: Vinicius Amaral • 16/8/2021 • Ensaio • 508 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
Gravataí, 15 de Janeiro de 2021.
LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE EDIFICAÇÃO
O presente laudo tem a finalidade de avaliar a situação do muro e estrutura dos fundos das residências que fazem divisa com a rua Santo Antônio, no Condomínio Green Ville, localizado na Rua Santo Antônio n°275, Bairro Santa Cruz, Gravataí-RS.
Observações a partir da vistoria
A vistoria foi realizada observando as características construtivas e função estrutural do muro.
Muro
O muro em questão tem aproximadamente 63 metros de comprimento. É feito inicialmente de placas de concreto, porém, foi aumentado por questões de segurança. A parte inicial possui pilares de concreto armado a cada dois metros. A parte de cima feita posteriormente não possui pilares para amarração e sustentação, neste ponto começam os problemas.
A parte de cima do muro foi engastada nas paredes das casas, transformando as estruturas em uma só, que trabalha em conjunto embora não tenha sido planejada para isso.
O piso das casas tem nível superior ao da rua, o que fica aparente quando olhamos para o muro por dentro e depois por fora. Porém, apresenta diversas particularidades que evidenciam a má execução do piso e fundação. O piso da área das casas é o mais afetado, nota-se em relação ao muro, que houveram rebaixamentos de até 4cm. Fatores de umidade e principalmente a má compactação do solo são preponderantes para que o piso das casas comece a ceder. Pela umidade presente na parte inferior das paredes, pilares e muro, verifica-se a falta de impermeabilização das vigas de fundação e gerando umidade que vai subindo por capilaridade.
Condições estruturais
Na construção civil costuma-se adotar um padrão construtivo de estruturas isostáticas, onde as estruturas são estáveis, possuem equilíbrio estático, não tendo por isso algum movimento (grau de liberdade). No momento que uma estrutura que deveria ser independente (muro) é adicionada ao sistema da casa, este deixa de ser estável. Logo, a parte superior do muro apresenta um risco a estrutura da casa. Nota-se que a estrutura do muro está cedendo vagarosamente, poucos milímetros. Entretanto, notamos como estes poucos milímetros são agressivos a estrutura das casas quando as paredes próximas ao muro estão apresentando diversas rachaduras. O muro está, portanto, fazendo um movimento de tração em um corpo rígido. A tendência é que com o tempo a estrutura do muro “arranque” uma parte da casa até que o sistema do muro volte a ser independente.
Nem toda a rachadura é um risco estrutural grave, mas em problemas estruturais geralmente aparecem rachaduras e deformações. Elas são indicadores de risco especialmente quando vão aumentando com o tempo. Existem diversas rachaduras nestas edificações e apresentam características temerosas como:
- As rachaduras são na alvenaria e não apenas no reboco
- Apresentam até 1cm de abertura
- Cruzam paredes inteiras
Avaliação Final
Método de avaliação
Para a execução deste laudo foram utilizadas como referência as seguintes normas técnicas:
- Norma de Inspeção Predial Nacional 2012
- ABNT NBR 5674
- ABNT NBR 15575-1
- ABNT NBR 8949
- ABNT NBR 5410
- ABNT NBR 15270
- ABNT NBR 15310
- NR 8
- NR 18
______________________________
Eng. Civil Vinicius Amaral
Crea-RS 229963 – CPF: 028.787.950-08
...