Aspectos Legais e Éticos da Segurança da Informação
Por: snoopy.dasilva • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 1.197 Visualizações
TRABALHO – Módulo 03
Resumo
“Aspectos Legais e Éticos da Segurança da Informação”
Profissionais da área de TI têm acessos privilegiados para ter condições de trabalho no dia-a-dia, isso acarreta uma série de responsabilidade por parte do profissional. Espera-se que os usos destas informações sejam feitas em única e exclusivamente de maneira correta, sem cunho pessoal e nem de modo que haja violação de conteúdo.
Ética não é lei, pode considerada a um ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. O uso ético dos equipamentos, manuseio de dados, deve fazer parte do cotidiano de profissionais de todas as áreas da TI.
01. ASPECTOS ÉTICOS
Com todo o avanço tecnológico também aumentam as portas para fazer uso de maneira equivocada desses dispositivos. Com essa hipótese de mau uso surgem discussões sobre esses comportamentos que compromete a conduta ética desses profissionais. A seguir tem alguns cenários que expõem o profissional á esse mundo aberto de inúmeras possibilidades:
01.1. ACESSO Á INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS:
O profissional que administra uma rede, servidores tem necessariamente acesso de super-usuário, isso permite acesso total ao sistema. E em meio à documentação eletrônica gerada pela empresa ele pode ter acesso total a qualquer uma delas. Cabe então ao responsável ter uma postura inerente ao cargo que está executando, destacando-se pelo perfil de homem correto.
01.2. CONHECIMENTO AVANÇADO:
O profissional da área assim como tem conhecimento avançado para se defender sabe o modo de atacar, ou seja, detêm consigo conhecimento sobre várias ferramentas. Cabe a ele identificar o tipo de ação que está sofrendo.
01.3. USO INADEQUADO DE RECURSOS CORPORATIVOS:
Neste ponto tanto os profissionais da área podem se aproveitar de equipamentos de hardware para interesse próprio, como funcionários que utilizam apenas o computador como meio para realizar seu trabalho, onde esses usam indevidamente recursos computacionais para fins próprios, como pesquisa na internet, navegação de notícias, entre outros.
01.4. LICENCIAMENTO DE SOFTWARE:
Muito comum hoje em dia encontrar programas como ferramentas de escritórios e organizações, alguém trabalhou e programou para resultar em um software, muitos deles são com licença proprietária, quando exige a compra da licença do mesmo.
Só que sempre tem um jeitinho brasileiro para burlar e tornar esse software original. Essa conduta é muito comum, porém incorreta demais. Para reduzir isso cabe aos profissionais de TI a conscientização de quanto é importante preservar os direitos autorais.
02. ASPECTOS LEGAIS
No âmbito judiciário tem anos que vem criando regras, leis para normatizar o uso dos computadores. A seguir será mostrado algumas leis já criadas.
02.1. INSTITUIÇÃO DA ICP-BRASIL:
Foi instituída para garantir a autenticidade, integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. Assim documentos
...