A Gestão de Conflitos nas Organizações
Por: João Santos • 23/11/2018 • Monografia • 12.343 Palavras (50 Páginas) • 3.730 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho científico, cujo tema é gestão de conflito nas organizações com o caso prático no Colégio Herinália Janete, Lda é desenvolvido com intuito de identificar porque e como que surgem os conflitos sem esquecer as suas formas de resolução, toda e qualquer organização composta por pessoas estão sujeitas a ter conflitos.
Um ambiente conflituoso de trabalho pode ser seriamente desmotivador para a maioria das pessoas nele envolvidas e para as que se encontram ao seu redor. Esse ambiente também dificulta o desempenho de alto rendimento, que tende a exigir um esforço maior de equipas comprometida com a missão, a visão e os valores da organização. A satisfação profissional afecta um grande número de comportamentos na organização e contribui para os níveis de bem-estar dos trabalhadores e no caso de colaboradores organizacionais pode bem influenciar o seu desempenho e produtividade (George & Jones, 2004, citados por Pereira, 2010).
A temática da satisfação e insatisfação no trabalho é uma preocupação actual dos investigadores da área e gestores, devido à importância do tema, tendo em conta que a satisfação profissional afecta os comportamentos da organização, contribuindo par aumento do bem-estar dos colaboradores nela inseridos (Pereira, 2010).
A escolha do tema gestão de conflito nas organizações surgiu da observação, por parte do investigador, da dificuldade que as empresas têm em gerir os conflitos e da importância que se tem vindo a dar à satisfação no trabalho, dessa forma justifica-se o tema escolhido, também pela relevância do assunto na área da gestão de pessoas. É neste contexto de mudança contínua que as pessoas e o seu desempenho nas organizações se tornam vitais para as mesmas terem sustentabilidade e serem competitivas. O ser humano deixa de ser encarado apenas como prestador de esforço físico e passa a assumir uma importância como ser que pensa, com capacidades para inovar e avançar com novas soluções.
Vale lembrar, também, que o sector de actuação, o tamanho da organização, tipo de gestão, objectivos organizacionais, missão, valores, estrutura organizacional, estratégias implementadas, entre outros factores, pode influenciar um conflito.
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
A gestão de conflitos tende a crescer de importância dentro das organizações contemporâneas, tendo em vista a importância, cada vez maior, dada às pessoas que nelas trabalham; já que um dos axiomas gerenciais actuais consiste no facto de os indivíduos constituírem o factor diferencial entre as empresas, os conflitos que os envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade, consequentemente, afectando a lucratividade e rentabilidade da instituição.
Nesse sentido, as empresas que não souberem gerenciar os conflitos entre seu pessoal poderão estar sujeitas a diversos contratempos, como:
- Ter reduzido sua participação no mercado;
- Não desenvolver novos produtos;
- Ter arranhado sua imagem perante o público-alvo;
- Prejudicar o clima organizacional.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
- Pergunta de Partida
Qual é a Importância da Gestão de conflito nas organizações?
FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
Hipótese é um enunciado conjuntural das relações entre duas ou mais variáveis, hipóteses são sentenças declarativas e relacionam de alguma formas variáveis e invariáveis. São enunciados de relações e, como problemas, devem implicar e testagem das relações enunciadas.
Em função da formulação do problema, formulamos as seguintes hipóteses:
- H1: O gestor é um elemento importante para gerir conflitos nas organizações.
- H2: O gestor é alguém pertencente à organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão.
OBJETIVOS DA PESQUISA
Toda pesquisa deve ter um objectivo determinado para saber o que vai procurar e o que pretende alcançar. O objectivo limitado é claramente definido, sejam estudos formulário descritivos ou de verificação de hipóteses.
A pesquisa visa os seguintes objectivos: Um Geral e três Específicos.
OBJETIVO GERAL
Caracterizar a gestão de conflitos nas organizações empresariais, de modo a contribuir com soluções e possuir instrumentos adequados para lhe fazer frente de maneira positiva no sentido de minimizar os conflitos das empresas com os clientes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar novas propostas que contribuam para o melhoramento da gestão de conflito no Colégio Hernália Janete;
- Verificar o estilo de liderança no colégio Hernália Janete relacionado com a administração de conflitos;
- Propor alternativas de melhoria na administração de conflitos para a gestão do colégio Hernália Janete.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho trata da importância da Gestão de conflitos é resistência à mudança visando solucionar problemas interpessoais a fim de melhorar o convívio entre os membros. Contudo, implica no relacionamento entre as pessoas que hoje consiste em um grande desafio para o Gestor que busca solucionar os problemas, a fim pacificar-lhos através de estratégias mais adequada para cada situação.
A razão da escolha do tema também, é de proporcionar conhecimentos as populações sobre a gestão de conflitos nas organizações, Saber a sua Importância, e as suas vantagens e desvantagens.
LIMITAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
LIMITAÇÃO
Diante de uma diversidade de factos, encara-se a desvalorização do humanismo, o desinteresse das empresas em acções sociais, o fraco entendimento sobre responsabilidade social, o desrespeito dos direitos dos trabalhadores independentemente de seu sexo, em particular a mulher puérpera, que pelo seu estado tornam-se facilmente vulneráveis as mudanças bruscas e a esse desrespeito visível dentro das empresas, principal as de natureza estatal, tudo isso contribui para que inclinasse-me a abordar sobre este tema, sem descartar que no decorrer das buscas investigadas, a empresa em estudo o Colegio Hernalia janete,Lda apresenta um comportamento típico das instituições estatal e de carácter familiar, foi difícil contar com abertura dos funcionários para abordar sobre a real instituições e difícil ainda foi lhe dar de forma aberta, com departamento de recursos humano.
...