A Lei de Diretrizes E Base da Educação
Por: Rosangela Gomes • 27/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.930 Palavras (12 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MACAPÁ
2018.1
CRISLANE SANCHES MONTE
FRANCISCO DOS SANTOS CABRAL
JEOVÁ SOUSA RIBEIRO
NELBDEAN DA COSTA PICANÇO
OTÁVIO LUÍS SILVA NASCIMENTO
ROSÂNGELA DOS SANTOS GOMES
SHARLIANY DE SOUZA RAMOS
SILMA DA SILVA AZEVEDO
TANILLY CORRÊA COSTA
AVALIAÇÃO DA EDUAÇÃO SUPERIOR
Trabalho apresentado ao curso Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista, sob a orientação do Professor Antônio Benedito Pissuto.
MACAPÁ
2018.1
Agradecimentos
A Deus, por mais esta realização.
Resumo: avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. A avaliação da educação superior expressa uma conclusão normativa acerca da qualidade ou sucesso do programa, políticas ou sistemas educacionais aplicados de forma que venha a contribuir com o desenvolvimento e a construção do conhecimento cientifico e da pesquisa.
Palavras-Chaves: Avaliação, Educação Superior, SINAES
Abstract: to evaluate is the action of attributing value or merit the something. The evaluation of the superior education expressed a normative conclusion concerning the quality or success of the program, politics or applied education systems so that it comes to contribute with the development and the construction of the scientific knowledge and of the research.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Constituição Federal de 1988
2.1 LEI DE Diretrizes E Base da Educação
2.2-Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
2.3-Plano Nacional da Educação 2014-2024
2.4-Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
2.5-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
2.6-Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior
- Considerações Finais
- Referências Bibliográficas
1 - Introdução
A Avaliação é um processo sistemático continuo de análise do desempenho do indivíduo em função do contexto de trabalho. Na educação superior serve como base para as reformas educacionais, é definida como um processo no qual os resultados são analisados de acordo com o contexto dos objetivos determinados pela legislação e códigos vigentes. A avaliação é um importante processo para a tomada de decisões seja no planejamento político, seja no planejamento estratégico e operacional; Todas as informações fornecidas serão determinantes para análise dos impactos e eficácia para as medidas previstas.
Segundo Lukesy (1978) “A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisão”.
A avaliação norteia todo um viver de uma determinado meta ao longo de sua trajetória, é um processo cheio de subjetividade, normas condutas e códigos criados pelo homen para alcançar um resultado.
A busca por programas ou sistemas avaliativos para mensurar o trabalho e a eficácia das instituições de ensino superior, a pertinência de suas ações ou a promoção de maior equidade nos sistemas de ensino, como forma de legitimar os recursos nelas aplicados e de redirecionar os investimentos, passaram a ocupar, então, as agendas de muitos países. Avaliar é uma atividade complexa que envolve múltiplos instrumentos, diferentes momentos e diferentes agentes.É um processo sistemático de identificação de mérito e valor, necessita de metodologia de trabalho e continuidade do processo.
A Avaliação da Educação Superior é regida por um conjunto de leis e peças fundamentais para a análise de novos estudos. Tais leis surgiram com intuito de melhoramento e de assegurar o direito de todos que precisam ser inseridos no meio educacional, de forma segura e que contribua com a construção do conhecimento cientifico e da pesquisa.
2 - A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
A constituição federal de 1988, defini cinco metas a serem alcançadas pelo estado, sendo elas:
Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Desta forma a atuação do Estado nesse campo é necessária para a formação de quadros qualificados, levando-se em consideração como único critério de ingresso nas universidades públicas a questão da intelectualidade. O comprometimento de desenvolver mecanismos para possibilitar esse acesso é compromisso do poder público, maior ainda em relação às universidades públicas. O comprometimento do ensino superior vincula-se ao desenvolvimento humanístico, científico e tecnológico do país.
2.1 - A Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/1996– LDB
A Lei de Diretrizes e Base da Educação é um instrumento normativo fundamental para a definição de um sistema nacional de educação tem uma importância primordial, é a legislação que regulamenta o sistema educacional, seja ele público ou privado, pois através dela que ocorre toda a instrumentalização e normatização dos processos educacionais e através dela muitas medidas foram tomadas para e ampliação e o acesso e o melhoramento financeiro do ensino.
...