A Negociação e Gestão de Conflitos
Por: AneKely • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
SUMÁRIO:
1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 3
2 IMPORTANCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 3
3 RÁPIDOO E DEVAGAR / DUAS FORMAS DE PENSAR 4
4 REALIDADE SOCIAL NO COMPORTAMENTO HUMANO 4
5 CONCLUSÃO 5
1 – PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
A comunicação é a capacidade humana de captar dados e transforma-los em informação. Para que a comunicação seja eficiente e se concretize, é fundamental que a mensagem seja transmitida com clareza pelo emissor, sem ruídos para que não haja falhas e o receptor consiga decodifica-la, e compreende-la adequadamente.
A boa comunicação dentro da empresa é fundamental para um desenvolvimento eficiente e eficaz da organização. Quando isso não acontece, além de causar grandes danos no clima organizacional pode causar grandes percas financeiras.
A parti da cultura organizacional de cada organização se traça uma linha de como será feito a disseminação das informações, que hoje em dia é feita de forma interligada entre os setores da empresa com o intuito de trocar informações entre os funcionários internamente.
A parti da globalização as empresas vem se empenhando cada vez mais em transmitir uma comunicação eficiente que consiga influenciar a formação de opinião pública e privada para que todos falem “a mesma língua”, refletindo assim o ambiente organizacional para o público externo.
Quando isso não acontece, é feito todo um trabalho de modificações das estruturas organizacionais para que os trabalhadores sejam receptores e emissores de informações coerentes com a visão da empresa, aumentando assim sua produtividade.
Apesar de existir vários canais de comunicação a mais usada na indústria é a comunicação oral e escrita, por ser mais rápida na transmissão da mensagem e mais fácil de ser compreendida, pois além do que se houve, o tom de voz, o posicionamento das palavras influenciam num bom entendimento do que é passado.
2- IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência emocional é um conjunto de habilidades e competências que são responsáveis por administrar nossos sentimentos, conhecer a nos próprios, lidar com os sentimentos do outros e nos colocarmos no lugar do outro.
Para que possamos liderar pessoas, primeiro temos que nos conhecer, para que assim possamos entender os outros. Precisamos ter habilidade de perceber, para avaliar, e controlar as emoções de si mesmo, de outro, e dos grupos. A capacidade de perceber os nossos sentimentos, e a partir desta percepção saber lidar com as emoções, conquistando um equilíbrio emocional essencialmente no ambiente organizacional. Muitas vezes o líder por falta da inteligência emocional acaba sendo centralizador. Ele não tem habilidade de se comunicar e por medo de não emitir com clareza a sua mensagem, ele operacionaliza muitas coisas ao invés de delega-las aos seus subordinados e receptivos receptores. A falha na comunicação pela falta da inteligência emocional do líder pode gerar grandes conflitos na organização, pois o líder precisa ser capaz de multiplicar seu próprio potencial e o de cada subordinado, estimulando a criatividade, a cooperação e o empreendedorismo.
3- RÁPIDO E DEVAGAR / DUAS FORMAS DE
De acordo com a pesquisa do ganhador do Nobel (2002), Daniel Kahneman e expressado no livro Rápido e devagar, Kahneman usa 2 sistemas para separar a nossa mente, sistema 1 e sistema 2.
No sistema 1 , Kahneman afirma que pensamos de maneira rápida, intuitiva e automática, sendo muitas vezes iludidos pelo sistema cognitivo, não pesando as coisas que pensamos e na maioria das vezes tomando decisões erradas, pelo fato de nem sempre as coisas serem como parecem. Já o sistema 2 é responsável pela reflexão, racionalização e solução de problemas complexos.
Sendo assim, podemos concluir que sim é possível evoluir mentalmente e treinar a mente a fazer um rápido planejamento de pensamento, usando o modelo da comunicação eficiente, a inteligência emocional e interligando o sistema 1 e 2 de Kahneman.
Pensamos naquilo que vimos e ouvimos, filtrar e se policiar com as informações que entra no cérebro
...