A Resenha de Fundamentos de Projetos
Por: chavesm • 31/8/2020 • Resenha • 467 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo destacar a diferença entre projetos e operação, bem como a diferença entre projetos, programas e portfólio, acompanhado de um exemplo de cada caso (operação continuada, projeto, programa e portfólio). É fundamental conhecer esses conceitos, saber suas diferenças e relações para o gerenciamento de projetos.
Operação consiste em uma série de atividades e processos contínuos e repetitivos nas empresas, que fazem parte da rotina e são cíclicos. Um exemplo é a linha de fabricação de carros, bem como o processo de emissão da folha de pagamento mensal. Já o projeto é um esforço temporário com o objetivo de produzir um produto ou serviço único, além disso, apresenta três características básicas: singularidade, cada projeto é único e não é igual a outro, temporariedade, todo projeto possui início, meio e fim, e progressividade, um projeto tem fases até que seja completo.
A característica de temporariedade do projeto, ou seja, de possuir uma conclusão e um fim, é uma diferença determinante em relação a operações, já que essas são repetitivas. O projeto é planejado, organizado e controlado. Um exemplo seria um projeto para o desenvolvimento de um novo modelo de carro elétrico, algo único, temporário e que será feito a partir de fases.
O programa é um grupo de projetos e subprojetos que possuem relação entre si com o objetivo de atingir os mesmos benefícios. Pode ser considerado um exemplo o programa para o novo modelo de carro elétrico, composto por projetos de desenvolvimento do carro, de fabricação e linha de montagem desse novo modelo, de distribuição e campanha de marketing.
Entre as diferenças de projetos e programas podem ser citadas que os projetos possuem um fim e uma equipe menor, no geral, além isso, os projetos podem ser parte de um programa, contribuindo para atingir seu objetivo. Enquanto os programas são maiores e mais complexos, por isso podem ter equipes maiores, e podem ser temporários ou contínuos em uma empresa. Nesse sentido, projetos e programas são diferentes, no entanto, são também complementares.
Já o portfólio é o conjunto dos programas e projetos de uma empresa alinhados com os objetivos estratégicos da organização, fazendo com que essa estratégia se efetive. Por exemplo, o portfólio da empresa responsável pelo desenvolvimento do novo modelo de carro elétrico compreende ao programa (e os projetos desse programa) do novo modelo de carro, programa de relacionamento com o cliente, que pode ser composto por projetos de desenvolvimento de plataforma digital para contato, projeto de elaboração de treinamento de atendentes e vendedores, entre outros.
Resumidamente, as operações são atividades cíclicas e de rotina, os projetos são temporários e produzem um resultado único, o programa é o conjunto de projetos e subprojetos relacionados por um mesmo objetivo e o portfólio consiste no conjunto de programas e projetos de uma organização alinhados com os objetivos estratégicos.
...