Direito Tributário
Por: andie19 • 12/4/2019 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Curso
Resenha “Tributação/Impostos no Brasil – a verdade”
O documentário trata-se de uma polêmica no nosso país e traz à tona a reflexão de todos nós brasileiros, o que acontece com todo o dinheiro que o governo arrecada com os tributos? O vídeo começa nos informando que foi coletado mais de 1 trilhão e 270 bilhões de reais de tributação e logo em seguida, mostrando a situação financeira de uma senhora que coleta materiais para reciclagens, que apesar da ajuda governamental, o valor que ela paga em impostos é quase a mesma quantia do seu benefício e isso se explica como regressividade, sendo que deveria ser progressiva (quem tem mais paga mais imposto).
Em cada país se escolhe o que vai cobrar e qual serviço vai ser oferecido para a população, influenciando o quanto vai ser cada tributação. A carga tributária no Brasil é de 34%, o que a torna muito alta, sendo que o país está em desenvolvimento e não tem um serviço público de qualidade. O fator decisivo na alta taxa do Brasil, foi a Constituição de 88, em que saúde e educação passou a ser dever do Estado e direito para todos, e vários outros benefícios para a população.
No vídeo mostra a carga tributária da China e da Finlândia, a primeira encontrando-se com 21%, uma taxa baixa, mas que também o acesso a saúde; educação e previdência não é para todos. Já na Finlândia, com uma taxa de aproximadamente 53%, é o oposto. Os dois países estão entre os mais competitivos do mundo.
Os gastos na saúde e educação nos países desenvolvidos são altíssimos, chegando a ser até 8 vezes a mais que no Brasil, mostrando que estamos longe de ter um sistema público competente e que atenda às necessidades da população.
A conclusão que o documentário mostra é que com esse déficit nas políticas públicas, os brasileiros; principalmente da classe média; buscam o sistema privado, seja para a educação básica ou saúde, por ser um método que funciona e aqueles com uma renda baixa sofre por não ter a oportunidade de buscar a mesma coisa, sendo assim a desigualdade do Brasil.
...