Disciplina: Ciência Política
Por: Lara Cunha • 11/9/2019 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Disciplina: Ciência Política
Nome da Atividade: AD1
Nome do aluno: Lara Cunha dos Santos Silva
Pólo: Três Rios - Matrícula: 19113110270
AD1
- A distinção entre o estado de natureza e a sociedade política.
No estado de natureza, para Locke, o homem se encontra vivendo em plena liberdade e regida pela lei da natureza onde homens vivem juntos segundo a razão e sem um superior comum com autoridade para julgar. Cada um está livre para decidir suas ações e colocar à disposição tudo que possui da forma que achar correto ou conveniente, sem estar vinculada a nenhuma permissão para agir, mas sempre respeitando o próximo. Diante da razão todos possuem direitos naturais a vida, a liberdade, a propriedade e a felicidade. Todo homem é dono de sua própria pessoa e dono do seu trabalho tendo o direito sobre o que e onde ele é exercido.
A sociedade política vem a partir de um contrato social para criar uma sociedade organizada que tenha um juiz imparcial. Pois, mesmo sendo ciente sobre a lei da natureza, o homem, ao decidir suas ações ou recriminar as dos outros, poderiam ter valores subjetivos, comprometendo a justiça, e isso poderia ocasionar injustiça. Esse juiz vem para resolver os conflitos e preservar os direitos naturais, assim o estado só irá atuar na vida das pessoas para poder garantir esses direitos. Tendo sido excluído o juízo particular de cada membro individual, o homem abdica de uma liberdade natural para ter uma liberdade civil.
- A questão da igualdade e da liberdade no direito natural e no direito político.
No direito natural, os homens são iguais e livres. Nascem com direito à liberdade e a propriedade. No direito político, as regras foram estabelecidas por todos de forma consensual. São as regras do contrato social, visam regular os direitos e deveres do estado, que não podem anular os direitos irrevogáveis naturais do ser humano.
...