FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE – PIPA I
Por: Nathalia Mendes • 18/4/2018 • Monografia • 4.471 Palavras (18 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ou CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE – PIPA I
SÃO PAULO – SP
2017
Aline Aparecida Pimenta Lessa – B94CFB-5
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE – PIPA I
Atividades Práticas
Supervisionadas – APS-
PIPA I – trabalho
apresentado como
exigência para a avaliação
do 1º semestre, do curso
de Administração ou
Ciências Contábeis da
Universidade Paulista sob
Orientação de
Luiz Vagner.
SÃO PAULO – SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 Perfil da Organização 5
1.1 Apresentação da empresa 5
1.2 Força de trabalho 6
1.3 Produtos e Clientes 6
1.4Principais concorrentes da organização 6
1.5 Principais insumos 7
2. Revisão Conceitual (ou Fundamentação Teórica) 8
3. Identificação de Práticas 11
3.1 Política de Comunicação Comercial 11
3.2 Excelência no Atendimento 12
3.3 Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais dos Produtos e Serviços 14
4. Análise e sugestão de melhorias 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
Essa APS (Atividade Prática Supervisionada) tem o caráter educativo de relacionar a matéria lecionada durante o semestre e aplica-la no mercado de trabalho, a fim de deixar mais claro a importância do conteúdo e dar exemplos de como uma organização necessita do que é ensinado em cada semestre e como aplicar a teoria na prática.
Com o tema sobre fidelização do cliente, foi estudada a empresa Casas Bahia para verificar o que ela tem a dizer sobre a empresa em si, os funcionários, processos e como ela cativa seus clientes de modo que eles se tornem fiéis a ela.
Para valorizar e comparar o que é dito da empresa com a teoria é realizado uma fundamentação teórica que no decorrer do trabalho dará embasamento para tirarmos conclusões do que foi dito.
Por fim haverá sugestões de melhorias para que a empresa continue fidelizando os seus clientes e uma conclusão revelando como foi a experiência de fazer tal trabalho.
1 Perfil da Organização
1.1 Apresentação da empresa
A empresa a ser estuda nessa APS é as CASAS BAHIA que é uma das redes mais conhecidas no ramo de comercialização de eletrodoméstico, eletroeletrônico, móveis e utilidades domésticas, sua sede administrativa se localiza em São Caetano, na Grande São Paulo.
De tipo privada e grande porte, pois de acordo com o BNDES, devido sua receita bruta anual passar de 300 milhões de reais se encaixa a tal grupo.
A organização é administrada pela Via Varejo e atualmente conta com um quadro de funcionários de 50 mil colaboradores e estão em operação mais de 750 lojas distribuídas em 20 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, ES, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, BA, SE, AL, MA , PE, PB, PI, RN, RS e CE), além do Distrito Federal.
Sua inauguração aconteceu em 1957, com a abertura da primeira loja em São Caetano do Sul (região do ABC). Seu nome veio como homenagem aos nordestinos que moravam na cidade.
Em 1964 começou a vender eletrodomésticos e em 1970 já existia sete filiais, deu início ao período de expansão com abertura de unidades em São Paulo e Baixada Santista.
Até o período de 2011 o modelo logístico era concentrado em apenas um centro de distribuição, localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo, porém vendo o quanto estava amplo a Via Varejo descentralizou o processo e a empresa hoje conta com 27 centros de distribuição e entrepostos distribuídos pelo Brasil, gerando redução de custos e sendo fundamental para a expansão nos demais estados.
A missão das Casas Bahia é “realizar os sonhos de seus consumidores, oferecendo acesso facilitado ao crédito e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, no respeito e na dedicação total aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais”.
1.2 Força de trabalho
A força de trabalho dos funcionários das Casas Bahia é dividida entre nível médio e superior, sendo que 43,72% possuem nível acima do superior e o restante com ensino médio, ou seja, 56,28%.
O funcionário que entra nas Casas Bahia costuma fazer carreira e crescer profissionalmente lá dentro, é difícil algum funcionário entrar e querer sair da empresa, por isso, a idade dos funcionários costumam ser acima de 23 anos e indo até a aposentadoria.
1.3 Produtos e Clientes
As Casas Bahia têm como produtos comercialização de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utilidades domésticas, sendo o carro chefe da organização os móveis que por ter um preço mais acessível para a classe C acabam sempre recorrendo à organização.
Os clientes costumam ser a população da classe C que além de ter a marca como mais barata, ainda conta com as facilidades de pagamento, como parcelamento no carnê e cartão da loja.
As Casas Bahia ainda contam com a ajuda do marketing de boba a boca, em que um comprando recomendam para o outro, mas o principal cliente é conquistado através de gerações, ou seja, minha vó sempre compra ali, minha mãe sempre compra ali então eu também vou comprar, sendo assim atingir esse público é o alvo da empresa.
...