O Crescimento Organizacional
Por: MARCELE CARVALHO MARTINS • 11/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 3.622 Palavras (15 Páginas) • 172 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
MARCELE CARVALHO MARTINS
PRODUÇÃO TEXTUAL
Vitória da Conquista
Outubro, 2020
MARCELE CARVALHO MARTINS
PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade apresentada a disciplina de administração, do curso de engenharia elétrica, como requisito parcial de avaliação da unidade.
Professora: Dr Deise Danielle Dias Neves Piau.
Vitória da Conquista
Outubro,2020
LISTA DE FIGURAS
Figura 3. 1: Crescimento organizacional Coca Cola: uma análise das ações a políticas organizacionais 7
Figura 3. 2: Crescimento organizacional Johnson e Johnson: uma análise das ações a políticas organizacionais 9
Figura 3. 3: Crescimento organizacional Bayer: uma análise das ações a políticas organizacionais 9
Figura 3. 1: Crescimento organizacional: uma análise das ações a políticas organizacionais 10
Figura 3. 5: Crescimento organizacional Samsung: uma análise das ações a políticas organizacionais 11
Figura 3. 6: Crescimento organizacional: uma análise das ações a políticas organizacionais 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DIFERENÇA CONCEITUAL: PERFIL ORGANIZACIONAL X ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5
3 APRESENTAÇÃO E CLASSIFICAR AS EMPRESAS ESCOLHIDAS PARA COMPOR A SUA CLASSIFICAÇÃO 6
3.1 COCA-COLA BRASIL 6
3.2 JOHNSON E JOHNSON 8
3.3 BAYER 10
3.4 BRASKEM 11
3.5 SAMSUNG 12
3.6 TIA DO BISCOITO ZABELÊ 14
4 ANÁLISE CRÍTICA 14
4.1 COCA COLA BRASIL 15
4.2 JOHNSON E JOHNSON BRASIL 15
4.3 BAYER 16
4.4 BRASKEM 16
4.5 SAMSUNG 16
4.6 TIA DO BISCOITO ZABELÊ 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
As estruturas organizacionais, embora sigam o mesmo princípio, variam de acordo com ambiente, tamanho da organização, tecnologia ou processos produtivos utilizados. As organizações funcionam mediante a incorporação de orientações previamente definidas e racionalizadas na sociedade, que contribuem para a legitimação de suas atividades e para sua sobrevivência, independente da eficiência e demanda de sua produção (MEYER E ROWAN (1983).
A organização é composta de cinco partes: núcleo operacional; linha de média: ápice estratégico; tecnoestrutura; staff de suporte.
DIFERENÇA CONCEITUAL: perfil organizacional x estrutura organizacional
Organização é a função administrativa que se incumbe da ordenação e do agrupamento das atividades e dos recursos necessários, para o cumprimento dos objetivos institucionais. As organizações existem porque os cidadãos carecem de bens e serviços para sobrevivência (MEDEIROS, 2011 apud OLIVEIRA, 2006). Uma organização passa a existir, quando há pessoas aptas a se comunicarem entre si dispostas a contribuir para a realização de um propósito comum através da divisão do trabalho (DE PAULA, 2007 apud BARNARD, 1971). A divisão do trabalho, requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional, para dividir as funções de delegar atividades para alcançar às necessidades da empresa.
O perfil organizacional é definido pela maneira com a qual a organização interage no dia a dia de trabalho com os clientes, fornecedores, colaboradores e sócios. É a maneira que reage ao planejamento estratégico. É o modo de organização as suas tarefas e as contribuições das atividades realizadas. Reflete as expectativas relativas à implementação da estrutura organizacional. Demonstra, quais os setores a mesma atende, qual é o tipo de público ou consumidor alvo. Reflete a cultura de trabalho da organização. É a identidade da marca.
O perfil organizacional pode ser classificado em estratégico, tático ou operacional. O perfil estratégico, visa ações de longo prazo. Possui, visão crítica do mercado, avalia a concorrência, antecipa tendências e o futuro da área. Enxerga novas oportunidades de negócio e possui iniciativa para experimentar novos processos. O perfil tático, apresenta uma visão mais específica do negócio. Define a médio prazo, quais são as responsabilidades para que as metas propostas sejam atingidas. Garante que as atividades executadas diariamente no setor levem à concretização dos objetivos gerais do negócio. O operacional, define métodos e processos para alcançar, em um curto prazo, os objetivos. Possui boa capacidade de execução (ROI, 2020).
Estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho. Define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos. É responsável pela distribuição das atividades e sistema de comunicação (DE PAULA, 2007 apud VASCONCELLOS, 1989; DE PAULA, 2007 apud MAXIMIANO, 1986). O estabelecimento adequado proporciona para a organização, aspectos como: identificação das tarefas necessárias; organização das funções e responsabilidades; obtenção de informações, recursos e "feedback " aos empregados; medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e condições motivadoras (DE PAULA, 2007 apud OLIVEIRA, 2000).
...