O Público e Privado na Gestão Pública
Por: moreno.martins • 14/4/2020 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 137 Visualizações
Curso: Pós-graduação em Gestão em Administração Publica
Polo: Piraí
Aluno: Moreno Martins Silveira Cabral MAT: L207.116.137
Disciplina: O público e o privado na gestão pública
Atividade I
Questão I- Responder as perguntas de “Atividade de Aprendizagem” da Unidade 1;
1.1 – Identifique três diferenças entre:
- Setor público e setor privado;
Resposta:
Setor público busca o interesse comum da coletividade e o setor privado busca satisfazer interesses particulares; No setor publico os indivíduos são visto como cidadãos e no setor privado como pessoas físicas buscando satisfazer seus desejos particulares; No setor privado pode-se fazer o que a lei não proibir e pode deixar de fazer o que a lei não obrigar e no setor publico só pode fazer o que a lei autorizar, sendo sempre obrigado a fazer exatamente o que manda a lei.
- Patrões e empregados;
Resposta:
Patrão proprietário de uma empresa ou negócio e empregado colaborador da mesma; empregado colabora com a empresa em troca do seu salário e patrão busca o lucro e tem como remuneração seu pró-labore; empregado está ligado à empresa pelo contrato de trabalho e o patrão pelo contrato social.
- Estado e servidores públicos;
Resposta:
O estado é possuidor de cargos publico e os servidores são agentes que ocupam esses cargos; o estado busca o interesse comum através do cumprimento da lei e o funcionário publico e o instrumento utilizado para esse fim; o estado tem a prerrogativa de realizar as funções executiva, legislativa e judiciária e os servidores públicos são pessoas físicas investidas em diversos cargos que compõe essas esferas com o intuito de cumprir o que seus superiores hierárquicos determinarem, porem sempre limitado ao que determina a lei.
1.2 – Explique as razões das diferenças encontradas no item anterior.
As razões das diferenças estão nas relações de poder entre estado e sociedade, onde o estado busca o bem comum a fim de alcançar os objetivos que favorecem os interesses da coletividade, agindo expressamente dentro dos limites estabelecidos pela lei, através de seus agentes (pessoas físicas) que ocupam cargos pertencentes ao estado, criados sobre a forma de lei para compor uma estrutura organizacional nas esferas executiva, legislativa e judiciária. Já na parte da sociedade se encontram as empresas compostas por pessoas físicas que através de seus colaboradores, empregados e empregadores (patrões) unidas por meio de contratos, sociais e trabalhistas buscam alcança seus interesses particulares usando a prerrogativa de sua liberdade negativa.
Questão II - Pesquise sobre ONGs: como elas operam e se realmente cumprem a sua finalidade. De acordo com a Lei n° 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, elas cumprem a função do bem público, isto é, servir aos interesses públicos?
Resposta:
As ONGs são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, constituídas formal e autonomamente por grupos caracterizados por ações de solidariedade em prol das populações excluídas das condições de cidadania.
Buscam complementar o trabalho do estado, podendo receber financiamento e doações dele, assim como de entidades privadas, atuando onde o estado não cumpre seu papel de forma eficiente, servem também, como meio legítimo para fazer pressões para formação de políticas publicas.
...