Conflito Tecnológico no Trabalho
Por: balterego • 23/2/2021 • Trabalho acadêmico • 871 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
Conflito tecnológico no trabalho.
A subistuiçaão de maquinas por força laboral humana tem impactos na vida de cada um. Um inidviduo que trabalhou toda a vida numa linha de montagem de carros e de rrepende vê o seu posto de trabalho extinto por causa da industrialização e automatização dos processos, encontra se numa situação precaria porque não tem outras hardskills para puder combater a competição noutra area laboral.
Foi este o dilema que muitas pessoas se depararam, adaptar se a nova realidade ou “morrer”. A inovação tecnológica assumia uma dimensão: por um lado, poderia favorecer o emprego em períodos de expansão do ciclo econômico e, por outro, poderia ser fator de agravamento durante as depressões.
O CONFLITO
O conflito é toda a situação em que exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor.
Esta discórdia vai existir sempre, porque o ser humano é caracteristicamente dinâmico em relação a interesses e emoções.
Dentro das organizações existem vários tipos de conflitos:
Conflito intrapessoal;
Conflito interpessoal;
Conflito intragrupal; Os conflitos dentro das organizações podem surgir
Conflito intergrupal;
Conflito Inter-organizacional.
por várias razões, tais como:
Desejo de êxito económico;
Tempo e tecnologia;
Disputa pelo poder;
Expectativas não atendidas.
O conflito organizacional tem alcançado nos últimos anos, um novo dinamismo.
Como consequência das mudanças estruturais que acontecem nas organizações, o trabalho torna-se cada vez mais participativo, complexo, competitivo e interdependente.
Vivemos numa época em que as diferenças entre indivíduos são cada vez mais acentuadas.
A sociedade é constituída por organizações sociais, grupos e pessoas que possuem perceções e perspetivas próprias da realidade que os rodeia.
A TECNOLOGIA
A tecnologia é uma ferramenta de uso mundial e que tem vindo a proporcionar grandes mudanças nas organizações, estes meios têm vindo a destacar-se cada vez mais no meio organizacional.
Esta é uma ferramenta fundamental e indispensável para o sucesso de qualquer empresa.
A tecnologia tem enumeras vantagens, mas também pode criar vários conflitos nas organizações. Como por exemplo:
1. As máquinas estão a substituir a mão-de-obra humana, desta forma faz com que as pessoas procurem outra qualificação para se manterem no mercado de trabalho;
2. Vícios em jogos da Internet, estes podem “tentar” o trabalhador a ocupar o seu tempo laboral com estas dependências;
3. As redes sociais e internet também podem prejudicar o desempenho do funcionário que está o tempo inteiro conectado a essas redes;
Humanização do Trabalho
Ao longo dos anos a relação do trabalho dentro da empresa com os seus colaboradores tem vindo a sofrer mudanças, devido aos modelos de gestão nos quais as organizações se focam em ampliar o lucro, directamente relacionado com a humanização do trabalho. Tendo por base incentivar o desenvolvimento das pessoas ao criar um ambiente mais colaborativo, sendo o retorno financeiro um foco.
Dentro da humanização do trabalho podemos respeitar alguns principios base tais como:
• Princípio da segurança: que tem como objectivo criar ambientes de trabalho onde as pessoas se sintam livres e motivadas por forma ao ambiente de trabalho ser agradável fazendo com que os colaboradores da empresa se sintam á vontade para expressar ideias;
• Princípio da equidade: sendo necessário para uma avaliação justa e coerente das condições dos quais os colaboradores tendem a prezar
...