Fichamento de caso
Por: kazesimon • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 466 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Marcelo Alencar
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Prof. Adriano José Garcia
São José dos Campos - SP
2016
Estudo de Caso:
Anne Riley: Dispensada
REFERÊNCIA: SUCHER, S. J.; ANDREWS, P. Anne Riley: Dispensada. Harvard Business School, set. 2011.
O texto em sua essência, relata a experiência vivida por Anne Riley na empresa Storrow. Anne formou-se em Contabilidade e trabalhou por três anos em um dos maiores bancos de investimento do mundo, na sua cidade natal, Nova Ioque. Decidiu então trilhar sua carreira na área de PE (Private Equity) antes de fazer um MBA.
Anne havia recebido diversas ofertas, mas aceitou a da empresa Starrow devido ao prestígio da empresa. Planejava permanecer na Storrow por dois anos antes de realizar o MBA. Para seguir este objetivo, mudou-se de Nova Iorque para Chicago, e após apenas cinco meses da sua contratação, em virtude a crise econômica mundial, especulou-se que despensas poderiam acontecer. Anne pensou que, como os analistas eram uma mão de obra muito barata para a empresa e estariam saindo em dois anos, eles estariam amparados.
Anne surpreendeu-se então, ao saber que estava entre os diversos analistas dispensados. De acordo com o chefe de seu grupo, a decisão por sua demissão não havia sido fundamentadas em suas habilidades ou mérito, mas pela razão de analistas como ela ainda estavam em processo de desenvolvimento profissional. Foram oferecidos benefícios e salários até o fim do mês seguinte, além do bônus prometido durante as seleções.
Anne temia que a dispensa a forçasse a se desviar a carreira metódica que seguia. Ela tinha o conforto de saber qual seria a próxima etapa de seu desenvolvimento profissional. Ela havia se mudado para Chicago apenas por causa do emprego na Starrow, deixando todos os seus amigos em Nova York e após algumas semanas, terminando um relacionamento de longa duração. Havia também redecorado seu apartamento e adotado um cachorro. De início pensou por quanto tempo ficaria desempregada que enfrentaria dificuldades financeiras até encontrar um novo emprego.
Nos dias seguintes a sua dispensa, Anne não conseguiu evitar se comparar com o outro analista de seu grupo que fora mantido. Ele tinha uma base técnica e não de finanças e frequentemente ela tinha de ajudá-lo. Anne também pensou que ele, diferente dela, se socializava constantemente com os colegas mais seniors. O analista que foi mantido era casado e tinha um filho recém-nascido. Além disso, Anne se sentia enganada pelo recrutamento da empresa, que era respeitada por suas políticas progressistas e bem estabelecidas que encorajavam a diversidade.
Ao dar a notícia para sua família e amigos, muitos reagiram com indiferença e disseram que ela não devia ficar chateada, já que ainda receberia dois meses de pagamento e o bônus proporcional. Alguns amigos disseram para que usasse a oportunidade para re-avaliar suas prioridades e aspirações profissionais. Mesmo assim, ainda sentia-se derrotada, pois aquele emprego era o início da carreira que planejara.
O próximo passo foi pensar se permaneceria na mesma área ou seguiria um novo ramo e fez um networking mais efetivo, buscando por pessoas que poderiam facilitar seu acesso à novas oportunidades. Conseguiu um cargo numa empresa que fazia parte do portfólio de sua antiga empresa. Nesta nova oportunidade, buscou atuar mais efetivamente, ajudando em projetos de desenvolvimento de estratégias e também buscou crescer e aprender com as outras áreas da empresa.
Em agosto de 2010, Anne se matriculou no programa de MBA da HBS. Neste novo ambiente, ela conheceu alunos que também haviam sido dispensados e encontrou conforto na troca de experiências.
Considerações:
Anne Riley é uma jovem profissional que desde cedo determinou como gostaria que sua carreia profissional seguisse. Provavelmente Anne tem um perfil planejador, pois gosta de ter um ambiente de trabalho estável, seguro, e de não ter de mudar prioridades. Mesmo enfrentando esta grande frustração após a demissão, Anne não se deixou levar pela desespero e tristeza. Buscou uma nova oportunidade em uma empresa da mesma linha para não perder o contato com a área, e, o mais importante, buscou aperfeiçoar sua atuação, tirando o máximo de proveito desta nova experiência. Como planejava mesmo antes da demissão, Anne ingressou no MBA, após 2 anos.
...