MARKETING DE RELACIONAMENTO
Por: Camila Marcelino Silveira • 20/4/2017 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 535 Visualizações
MARKETING DE RELACIONAMENTO
O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO
Segundo Pacheco 2001, o marketing de relacionamento é uma evolução do marketing de vendas e da segmentação. No marketing de relacionamento o cliente passa ser o foco da empresa sendo tratado como único, ou seja, os produtos, comunicação, distribuição são dedicados totalmente ao cliente.
“O Marketing de Relacionamento é um processo para criar, manter e incrementar relacionamentos de longo prazo, mutuamente valiosos, entre as organizações e seus clientes. Como mencionado anteriormente, o mesmo se aplica aos demais 'stakeholders' da empresa, como funcionários, fornecedores, acionistas, sociedade e etc”. (PACHECO, p. 11, 2001)
CONCEITO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
De acordo com Pacheco 2001, o conceito de Marketing de Relacionamento, envolve uma total mudança de postura da empresa em relação aos seus clientes, obtendo como resultado relacionamento duradouro, envolvendo muitas trocas que serão naturalmente decorrentes.
O marketing de relacionamento busca criar vínculo, oferecer periodicidade e atingir um público específico na relação comercial, objetivando a satisfação dos consumidores e o aumento das taxas de retenção dos mesmos. Conseguir consumidores satisfeitos exige priorizar o serviço de atendimento ao consumidor com estratégias e ações estabelecidas e que componham a cultura e os valores da empresa. (CAMPOS, p. 31, 2009)
Ainda de acordo com o autor, o valor de uma empresa não está nos produtos e sim, no cliente. Isso ocorre de acordo com a era da tecnologia que cria produtos em uma velocidade considerável ressaltando a importância do relacionamento da empresa com os clientes. “É importante lembrar que os relacionamentos são parte central do comportamento humano, à medida que as sociedades podem ser descritas como vastas redes de relacionamento. (PACHECO, p. 12, 2001)
BENEFÍCIOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
De acordo com Kotler 200, o marketing de relacionamento em uma organização poderá oferecer informações à empresa de conhecer as necessidades e preferências de seus clientes, pontos a serem melhorados na organização e de seus concorrentes.
“O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações. Nos casos mais bem sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras.” (KOTLER, p.35, 2000)
Ainda de acordo como autor, para a empresa manter-se competitiva e lucrar, ela precisa criar uma rede de marketing de relacionamento sólida e verdadeira com os principais clientes.
“Cada vez mais, a concorrência não é entre empresas, mas entre redes de marketing, sem do o prêmio conferido à empresa que tiver construído a melhor rede. O princípio operacional é simples: construa uma rede efetiva de relacionamentos com os principais públicos interessados e os lucros serão uma conseqüência.” (KOTLER, 2000, p.35)
Referencias
MARÍLIA BERNARDES BACILAR CAMPOS, UM ESTUDO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO, BELO HORIZONTE, 2009
PACHECO, Edson Luis Zanetti. Marketing de Relacionamento : Um Estudo da Aplicação ao Mercado Brasileiro de Eletroeletrônicos. São Paulo : EAESP/FGV, 2001.
...