NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
Por: Gilbertto Nunes • 19/5/2017 • Monografia • 695 Palavras (3 Páginas) • 739 Visualizações
Abordaremos a seguir, as habilidades necessárias que um negociador precisa ter para obter sucesso em seus negócios e ter uma margem de acerto muito grande. Mostraremos o resultado do teste elaborado por Hindle, onde o mesmo vem a fazer perguntas objetivas para verificar as suas habilidades em negociar. Será comentado também sobre o vídeo do palestrante e consultor Max Gehringer, onde vem a ensinar e dar dicas de como pedir aumento salarial para seu chefe.
Passo 1:
Habilidades necessárias para um negociador:
► Capacidade de busca e aproveitamento das oportunidades, estando sempre muito bem preparado, envolvido, muito focado, tendo um certo cuidado, sendo otimista e procurar aprender cada vez mais.
► Comunicação ‘entender e ser entendido’. A comunicação é de suma importância, as partes devem estar em comum acordo, tendo um envolvimento para que não haja falhas.
► Ser flexível para enxergar as novas situações que podem ser encontradas, como oportunidades e não como algo negativo.
► Um negociador deve conhecer seus limites, e assim vir a trabalhar para superá-los, controlar suas emoções é algo essencial, e encontrar alguém que possa o ajudar a compartilhar a carga pode ser muito útil.
► Ser destemido, não ter medo de novos desafios, vindo muitas vezes a assumir riscos para alcançar seus objetivos.
► Liderança é uma palavra chave, um negociador deve ser um bom líder, para assim levar as partes a uma relação de ganha-ganha.
► Ter paciência é outro ponto muito importante, sempre agir no momento certo, sem colocar a negociação por água abaixo, tendo o controle da situação e a auto avaliação de desempenho.
► Buscar sempre um grande número de alternativas que satisfaçam as partes envolvidas.
► Ser concentrado nos interesses e objetivos, nunca perdendo o foco naquilo que busca, sempre avaliando se aquilo que foi proposto está dentro dos padrões que procura.
► Ter um conhecimento sobre as reações das pessoas, a maneira de pensar e agir, para assim interpretar de forma assertiva o comportamento de cada integrante da negociação.
► Saber diferenciar os problemas das pessoas, isso não é uma tarefa fácil, é comum associar a pessoa ao problema, porém ele deve usar a inteligência e saber distingui-los.
► Ir em busca sempre de relacionamentos que venham a durar por muito tempo, sempre com respeito e sinceridade.
Passo 2:
No teste elaborado por Hindle, obtivemos um total de 109 pontos, que se encaixa entre 96-128: Suas negociações são bem-sucedidas, mas não se acomode. Continue sempre preparado. Realizando uma auto avaliação, observamos que existem pontos a serem melhorados, como a ansiedade e talvez a pressa em resolver a negociação, mas de um modo geral obtivemos resultados satisfatórios.
Passo 3:
...