O Assedio Moral
Por: raquel.bedani • 16/4/2022 • Artigo • 5.480 Palavras (22 Páginas) • 121 Visualizações
“Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir”.
(Carlos Drummond de Andrade)
RESUMO
O presente artigo tem por intuito abordar o assédio moral, tema o qual tem se tornado predominante no ambiente de trabalho de algumas organizações (empresas), cujas repercussões abrangem negativamente o trabalhador em si, suas relações sociais e à própria organização. O assédio moral reserva-se a uma particular característica que é o abuso de poder e a repetição de agressões voltadas a um indivíduo íntegro e que apresenta diferenciações ou mesmo uma ameaça ao agressor (no que se refere a sua posição na empresa – ao seu cargo em relação à capacidade). Nesse contexto, o indivíduo assediado muitas vezes permanece em silêncio temendo ser demitido, postura a qual resulta em graves problemas futuros de caráter físico e mental à sua pessoa, bem como, de caráter produtivo para a empresa. Este trabalho por sua vez, revela a importância da enfermagem do trabalho nesse assunto, e, expõe a necessidade de se desprender maior atenção do tema por parte de empregadores e governantes. O desenvolvimento deste artigo se deu através de pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Agressão, Terror, Dominação, Degradação Física e Mental.
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O tema assédio moral tem se tornado cada vez mais pauta de discussão dentre estudiosos em suas abordagens literárias sejam especializadas ou não, tanto no Brasil, quanto em outros países, se transformando reconhecidamente em um relevante problema de cunho social.
O assédio moral por sua vez, é um fenômeno que pode ocorrer com o indivíduo em sua relação com seus grupos de convívio e em determinados ambientes, como no ambiente doméstico (através de seus familiares) e principalmente no ambiente de trabalho (através de colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico, ou de níveis mais elevados, como por parte de superiores).
Considerando, porém, que atualmente, o ambiente de trabalho tem sido sinônimo de competitividade sob a luz de um mercado que exige cada vez mais preparação profissional, criatividade e uma postura comportamental flexível, intensifica-se a presença do estresse na vida do indivíduo, ocasionado por uma série de fatores, como a cobrança para atingir as metas organizacionais que muitas vezes são construídas através de uma comunicação errônea entre superiores e subordinados, além de que o indivíduo que se encontra empregado, cultiva o medo de perder seu emprego ameaçado pela acirrada concorrência. Cenário este, que o faz muitas vezes aceitar e/ou vivenciar situações como o abuso de direito, humilhações, ameaças, dentre outras, configurando o assédio moral. Situações as quais estão em desacordo com um ambiente saudável e normal de trabalho.
Desse modo, o presente artigo aborda questões que estejam relacionadas ao assédio moral nas empresas, como as repercussões psicológicas (provenientes de situações constrangedoras no ambiente de trabalho) com o intuito de transparecer em suas entrelinhas a importância que deve ser dado ao tema, uma vez que, o assédio moral pode desestruturar a vida do indivíduo atingindo negativamente a sua auto-estima e sua motivação de uma forma geral, bem como no seu desempenho e crescimento pessoal e profissional.
Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica, contando com a menção de alguns autores como Acquaviva (2010), Antunes (2000), Garcia (2009), Hirigoyen (2002/2003), dentre outros, cuja estrutura se divide na abordagem de tópicos como conceitos do termo assédio moral e seu processo psicológico, ações preventivas, legislação e direito do trabalhador e qualidade de vida no trabalho.
1.1 Objeto
O objeto deste estudo refere-se às Repercussões Psicológicas do Assédio Moral nas Empresas.
1.2 Questões Norteadoras
Segundo Lakatos e Marconi (1991) as questões norteadoras são solicitadas em trabalhos que se remetem às ciências sociais e humanas. Sendo, portanto, de grande valia para o direcionamento adequado da pesquisa a ser desenvolvida.
Assim, no presente artigo algumas questões norteadoras se constroem como:
- O que é assédio moral no trabalho?
- Quais possíveis consequências ou repercussões que o assédio moral pode causar no cotidiano do trabalhador?
- Quais as principais ações podem ser colocadas em prática para prevenir o assédio moral nas empresas?
1.3 Objetivos
Como objetivo geral, na abordagem do tema proposto, busca-se analisar o assédio moral como fenômeno propulsor negativo à vida do indivíduo em caráter psicológico e que também afeta o seu desempenho produtivo na organização.
Como objetivos específicos cabem:
- Conceituar assédio moral;
- Apontar o provável perfil dos assediados;
- Descrever de forma geral o processo psicológico do assédio moral no trabalho e suas possíveis consequências na vida do indivíduo;
- Mencionar algumas ações preventivas ao assédio moral no ambiente de trabalho, legislação e direitos do trabalhador que promovam maior qualidade de vida no trabalho.
2 REVISÃO LITERÁRIA
Esta parte do artigo promove o aprimoramento do conhecimento a respeito de questões que foquem o tema proposto, servindo como base ao confronto de ideias e opiniões sobre o mesmo.
2.1 O Trabalho Humano e o Conceito de Assédio Moral
O assédio moral encontra-se atualmente relacionado de forma intensa ao trabalho humano, principalmente no ambiente das organizações.
O estudo sobre o trabalho humano por sua vez é amplo, mas, cabe aqui inicialmente lembrar que o homem em sua história sempre buscou formas de sobreviver e se adaptar ao ambiente.
...