O Marketing de Relacionamento
Por: Rinelya Dias • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.870 Palavras (12 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MADRE THAÍS
ERA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
ILHÉUS – BAHIA
2015
[pic 2]
ERA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Atividade apresentada como parte da avaliação regimental da disciplina denominada Marketing, ministrada pela Docente, referente ao Primeiro crédito do 5° Semestre de Administração na Faculdade Madre Thaís.
ILHÉUS – BAHIA
2015
LISTAS DE SIGLAS
FMT | Faculdade Madre Thaís |
CRM | (Customer Relationship Monagement) – Gerenciamento da relação com o cliente |
ERA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo analisar os conceitos, a utilização, as mudanças, características, as criticas, e aceitação do Marketing de Relacionamento no mundo. O estudo será conduzido de forma teórica, baseando-se nas pesquisas em sites, em obras, e artigos científicos publicados nos últimos anos. Através da pesquisa podemos aprender e entender a posição do Marketing no mercado, visualizando a importância nas empresas e o quanto o Marketing tradicional tem se preocupado com transações comerciais dirigidas à satisfação dos clientes e, evidentemente, à manutenção desta satisfação. O Marketing tornou-se tão importante a permanência do cliente para uma empresa que alguns autores passaram a se preocupar com esta questão. Com a análise da pesquisa podemos notar que o termo foi popularizado por autores como Regis Mckenna e Terry Vavra, onde segundo esses autores, há necessidade de estabelecer uma estratégia para manter os clientes bem relacionados com a empresa. É apresentada neste capítulo a evolução das ferramentas disponíveis e o CRM como forte aliada na aplicação do Marketing de Relacionamento nas organizações tornando os processos relacionais mais eficazes. Esses aspectos analisados servem como base de sustentação do tema apresentado a seguir. A conclusão indica que as organizações que adotam e implementam o Marketing de Relacionamento, geralmente, aferem ganhos de produtividade e lucratividade superior como decorrência natural do relacionamento com os consumidores.
Palavras-chave: Marketing; Relacionamento; Empresa.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. HISTORIA DO MARKETING
3. CONCEITO
4. CARACTERÍSTICAS
5. UTILIZAÇÃO
6. CRM – Customer Relationship Management – (Gerenciamento da Relação com o cliente)
7. CRITICAS AO MARKETING DE RELACIONAMENTO
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O Marketing de Relacionamento é um tema recentemente abordado pelas organizações, surgiu na década de 70/80 ganhando importância nas empresas e pelos profissionais na tomada de decisões. E assim como em outras áreas de conhecimento o Marketing de relacionamento vem sofrendo mudanças com o passar dos anos, influenciado por fatores como a globalização, a internet e pelas redes sociais, torna-se hoje ferramenta chave para o crescimento e desenvolvimento de uma organização. Com sistemas computadorizados de última geração, que gerenciam o relacionamento com o cliente (CRM), as empresas estão buscando clientes diferenciados que possam se tornar fiéis. Para isso, eles desenvolvem um conhecimento detalhado dos seus clientes preferenciais e a partir dai podem oferecer-lhes produtos e serviços diferenciados. Esses clientes diferenciados são “garimpados” no mercado e têm seus dados e comportamentos minuciosamente estudados, para que possam receber os serviços e produtos certos.
O marketing de relacionamento entre empresa-cliente tem semelhanças com os pessoais, mas evidentemente que para os comerciantes, porém, há um interesse de lucro no relacionamento. Por isso deve ter táticas muito bem planejadas.
Espera-se com este estudo uma melhor compreensão sobre o que é “Marketing de Relacionamento” assim como revelar suas vantagens e aplicabilidade. Tem por finalidade também confirmar se os processos de Marketing de Relacionamento são ou não importantes ferramentas nas organizações contemporâneas no alcance de metas à melhoria da produtividade, assim como fator essencial para o sucesso das organizações.
2. HISTORIA DO MARKETING
O Marketing no Brasil teve seu início no final da década de 60. A palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma frequência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.
Percebemos, então, que a iniciação do Marketing no Brasil se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome que não sabia ao certo seu significado e depois os preconceitos comparando o Marketing com rito secreto.
O Marketing era visto como uma função distinta e singular da atividade comercial, porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado às ações de mercado. Entretanto na década de 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos; visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas proporcionar satisfação maior do que oferecida pelos concorrentes.
Na década de 80 o marketing trata de trocas que satisfazem tanto o consumidor quanto fornecedor, sendo considerado uma disciplina basicamente manipulador.
...