O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
Por: helder58 • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA MODALIDADE EaD-PNAP
O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE DA UNIDADE II: OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUAS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO
Professor Ministrante: LUIS CLÁUDIO DE JESUS SILVA
Tutor à distância: ELIAS SILVA DA CUNHA
Tutor presencial: FRANK GUEDES
Nome do Acadêmico: FRANCISCO HELDER GOMES VASCONCELOS- 1180419
Manacapuru - AM
2018
ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS – NAS ÁREAS AMBIENTAIS, SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO
ONG’s – que quer dizer Organizações Não-Governamentais é uma designação da Organização das Nações Unidas – ONU para as organizações que não são do governo. É uma entidade independente, cuja definição tem o reconhecimento social no Brasil. Cada ONG define suas regras que são explicitadas em seus estatutos. O registro dos estatutos em cartório é que dar caráter legal as entidades. São formadas por pessoas que se reúnem com a finalidade de trabalhar por objetivos comuns, funcionando como veículos para a participação dos indivíduos em atividades e finalidades de caráter público. São constituídas sem fins econômicos/financeiros. Em pesquisa realizada na internet sobre ONG’s, pudemos observar uma quantidade bastante significante destas instituições funcionando em todo país. Mas vamos ater ao enunciado de nosso trabalho. No site www.cantodocidadao.com.br contém inúmeros links, onde pudemos encontrar as seguintes ONGS:
Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), cuja finalidade principal é desenvolver a cidadania e a educação ambiental, assim como assessorar a população a implantar programas de coleta seletiva de lixo e reciclagem.
De uma maneira geral, o GEA visa atender uma necessidade da sociedade, auxiliando-a a implantar programas ambientais que sejam independentes da participação das esferas governamentais. Entrando em contato com o GEA, os cidadãos comuns, sozinhos ou organizados em empresas, condomínios, escolas, universidades, associações de bairro, municípios ou qualquer outro tipo de agremiação, obterão educação ambiental para a coleta seletiva. A estratégia de captação de recursos é bem sucedida pois ela tem como parceiros que apóiam o trabalho do IGEA: o Programa de Desenvolvimento e Cidadania pela PETROBRAS; uma associação intitulada Colméia que ajuda na implantação da coleta seletiva em bairros de São Paulo/SP; e também uma instituição chamada Ambiente Gelado, que atuam em condomínios, escolas, restaurantes, comércio e etc.
A ONG ADOTE tem seu trabalho na área da saúde e seu objetivo é esclarecer, orientar e conscientizar a população em geral para a importância, a necessidade e o significado humanitário da doação de órgãos e tecidos e viabilizar formas de suporte, tanto aos familiares como às pessoas em lista de espera ou portadoras de transplante ou doenças associadas. A ADOTE não recebe verbas públicas de qualquer natureza. É mantida pelas contribuições de associados e colaboração de entidades como a Associação Comercial de Pelotas, que disponibiliza uma sala sem qualquer custo e a Magic Web Design que desenvolveu e mantém este site a um custo quase simbólico. A ADOTE procura por empresas e/ou pessoas que queiram colaborar de qualquer maneira possível com este site, ou com a instituição, na sua missão de promover a doação de órgãos para preservar e melhorar a vida.
...