O público e o privado na Gestão Pública
Por: Elivaniaf • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal – Modalidade à Distância
Elivânia Fernandes Piancó Reis
Turma c
TAREFA 01
Disciplina “O público e o privado na Gestão Pública”
Arapiraca, 2015.
Com base no livro texto e na leitura indicada na plataforma construir uma página falando sobre: Poder soberano – o que é, definições, conceitos e exemplos de situações em que o poder soberano é posto em risco. Existe alguma ameaça concreta ao poder soberano brasileiro em sua opinião? Sugerir links, vídeos, imagens, etc.:
"Um estudo axiológico da soberania”
O Poder Soberano é uma autoridade suprema, não existindo entidade superior nem dentro nem fora do território, tendo os cidadãos que cumprir e manter a ordem que vem dele, significa também poder alterar a lei e a noção do bem e do mal.
Um exemplo do Poder Soberano foi: “A frase de S. Paulo que diz “que todo o poder vem de Deus” foi usada pela Sociedade durante séculos não para obrigar os súbditos a obedecer ao poder, mas para obrigar o poder a obedecer a Deus”.
A partir da Reforma passou a ser um ativo, passou a ser usado já não para obrigar o rei a obedecer a Deus, mas para obrigar os povos a obedecer ao Rei. O Rei passou a ser o soberano, se o poder vinha de Deus, então o dirigente podia fazer o que lhe passasse pela cabeça, passando a ser não um homem com a obrigação de obedecer a Deus, mas ocupando o lugar de Deus. Tal como Satanás o soberano absoluto quer ocupar o lugar de Deus.”
A Sociedade se organiza e se une para um objetivo comum, bem-estar de todos, mas necessitamos de algo que ajuda a controlar e direcionar as vontades e desejos individuais, sendo necessário estabelecer ordem, fixar regras para que a sociedade não entre em conflito em virtude de seus objetivos pessoais, seu egoísmo propriamente dito, e determinando as relações com outros grupos ou entre os seus próprios membros. E só podemos alcançar esse interesse comum com a intervenção do Estado, o qual é uma sociedade política, e com a força do Poder abstrato pode coordenar e organizar, que é a soberania sobre o todo. E a necessidade da existência do Poder Soberano é naturalmente restrito aos interesses da população, daí se cria a organização da Sociedade em si.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- http://wwwideia.blogspot.com.br/2006/05/o-poder-soberano_01.html
- http://escola-de-direito.blogspot.com.br/2012/01/poder.html
...