Sete Novas Ferramentas da Qualidade
Por: Catiele Fernandes • 21/5/2017 • Dissertação • 533 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
NOME | Catiele Aparecida Fernandes |
RA | 8490226107 |
Sete Novas Ferramentas da Qualidade
Anhanguera Educacional
2017
Introdução
A qualidade hoje já não e mais vista como um diferencial em relação a produtos e serviços e sim como a obrigação.
Para ter sucesso na implantação do sistema de qualidade e necessário algumas ferramentas para analisar e auxiliar na tomada de decisão.
A utilização dessas ferramentas tem como objetivo alcançar um grau de eficiência e eficácia durante o processo ou atividade ao qual é utilizada.
Contudo a utilização dessas ferramentas deve ser feita por profissionais capacitados para chegar ao resultado esperado.
Sete Novas Ferramentas da Qualidade
As sete novas ferramentas da qualidade podem ser usadas por todos os níveis hierárquicos das organizações, porem é mais utilizado por níveis hierárquicos que possuem algum poder de decisão dentro da empresa. São ferramentas para o planejamento da qualidade, enquanto as ferramentas básicas são utilizadas para controle da qualidade.
As sete novas ferramentas da qualidade são:
Diagrama de afinidade
Serve para identificar problemas através de coleta de dados verbal analisando a similaridade entre eles. Pode ser complementado com outras ferramentas como brainstorming, diagrama de causa e efeito e etc.
[pic 2]
Diagrama de inter-relação
Dada uma atividade básica, o diagrama identifica elementos que dela dependam ou estão relacionados a ela. Pode ser usado tanto em assunto operacional especifico como assunto de ordem geral.
[pic 3]
Diagrama de arvore
E usada para mapear através de sistema as atividades que devem ser executadas para atingir o objetivo esperado. É de extrema importância quando é exigida uma compreensão perfeita do que precisa ser feito, juntamente com o método a ser aplicado para chegar ao um objetivo.
[pic 4]
Diagrama de matriz
Consiste em organizar logicamente as informações que representam ações, responsabilidade, propriedades ou atributos inter-relacionados. Pode ser usado para mostrar relacionamentos entre todas as áreas operacionais, identificar tarefas que precisam ser realizadas e como elas devem ser atribuídas a cada pessoa.
A mais comum é a m atriz do tipo L, que vincula duas dimensões.
[pic 5]
Análise de dados de matriz
Analise de dados de matriz é talvez a melhor maneira de mostrar graficamente a relação que existe entre dois aspectos ou variáveis. Um dos aspectos é colocado nas linhas da matriz e outro é colocado nas colunas. Na célula que resulta da intersecção de ambas se coloca geralmente um símbolo que representa o grau de relação existente: forte, médio ou fraco.
...