AS TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
Por: Yan Silva • 26/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 106 Visualizações
SEDE DE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS- SEBRAE /DF
Marcos Vinicios¹ Yan Gonçalves²
Ao analisar o projeto da Sede Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- DF, percebe-se que o mesmo possui ideias e soluções que se adequam ao ambiente e clima que foi implantado, possuindo características que compõem uma arquitetura sustentável. O projeto tem como objetivo responder às condições urbanísticas da cidade de Brasília, e um ótimo desempenho ambiental e econômico, proporcionando aos usuários uma maior qualidade no local.
O projeto em questão foi produzido por um concurso público de projeto arquitetônico, e o que será apresentado no presente trabalho, foi o ganhador.
O trabalho tem como objetivo apresentar e mostrar algumas técnicas e soluções construtivas que foram adotadas ao projeto, que trazem ao edifício traços de uma arquitetura sustentável. Adotamos como principais fontes de pesquisa: Archdaily, Sebrae, Galeria da Arquitetura, dentre outros.[pic 1]
FIGURA 1: Sede Sebrae- DF
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp
Responsáveis
Arquitetos: Grupo SP; Alvaro Puntoni, Luciano Margotto, João Sodré, Jonathan Davies.
O escritório foi criado em 2004 a partir d uma associação de arquitetos formados em diferentes anos, que se reuniram para o desenvolvimento de projetos e concursos públicos.
Projetos exemplos
- VIII Prêmio Arquitetura & Construção “O Melhor da Arquitetura”
- Editora Abril
- Casa no Jardim Paulistano
Dados do projeto
O projeto da Sede Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- DF trata-se de um edifício de uso institucional, que está localizado em Brasília. O edifício foi finalizado em 2010 contendo uma área de projeto de 25.000m².
O edifício contém um pátio interno, dois térreos onde se localizam as atividades públicas, onde, no térreo inferior encontra-se o espaço de formação e treinamento, salas multiuso, auditório, biblioteca e a cafeteria, e no térreo superior estão os principais acessos do conjunto, com varandas abertas à cidade e ao lago Paranoá.
Topografia e implantação do edifício
O edifício está implantado em um declive (identificado em vermelho). Onde o edifício foi construído em um plano do nível mais alto do declive, e ainda sim essa implantação feita com essa diferença de níveis no entorno do prédio permite ao edifício que ele seja bem iluminado e ventilado pelo espaço livre que existe ao redor do edifício.
[pic 2][pic 3]
FIGURA 5: Topografia
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp
Programa de necessidades
As atividades do edifício foram organizadas de forma estejam articuladas pela Praça de estar, que distribui os fluxos para os pavimentos inferiores e superiores. Nos pavimentos inferiores estão localizados o subsolo com estacionamentos, e as atividades de serviço e manutenção. Nos pavimentos superiores estão dispostas as atividades administrativas do edifício.
O 1ª superior, chamado como térreo superior encontra-se espaços para trabalho, foi projetado em forma de planta livre com espaços abertos, onde as estações de trabalho podem ser dispostas de forma autônoma.
[pic 4]
FIGURA 6: Praça de estar
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp
Estrutura
O edifício possui sua estrutura bem montada, e totalmente flexível devido a ideia de implantar paredes em concreto pré-moldado in loco.
[pic 5][pic 6][pic 7]
FIGURA 10: Identificação de empenas
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-402/sede-do-sebrae-gruposp
As duas empenas estruturais, como mostra na imagem 8, que abrigam a área de serviço, com circulação vertical, infraestrutura e apoios, são em concreto moldado in loco, assim como o subsolo, térreo inferior e superior. Para os dois pavimentos de escritórios, foi pensado um sistema de estruturas em aço, e as paredes feitas em concreto moldado in loco, devido a isso esses dois pavimentos tem uma ampla possibilidade de usos futuros, por poder adequar-se facilmente às necessidades dos usuários.
Essas estratégias estruturais também proporcionam à edificação, um aspecto sustentável, pois um sistema estrutural em aço, reduz o tempo de obra e minimiza o impacto no local, pois já é algo pronto, o mesmo para o concreto pré-moldado, um material que é montado no local, não existe a necessidade de preparar o concreto por exemplo, reduzindo assim a degradação do ambiente a ser construído.
Caracterização do clima local
No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%, sua temperatura média anual é de 21 °C.
`[pic 8]
FIGURA 11: Mapa
Disponível em: https://studymaps.com.br/climas-do-brasil/
Estratégias bioclimáticas utilizadas no edifício
- Espelho d´água
Uma primeira estratégia adotada no projeto, foi a implantação de espelhos d’água no térreo do edifício. A utilização dos espelhos atua na intenção de amenizar o microclima dentro do pátio, e assim proporcionando aos usuários uma maior qualidade de uso.
A implantação dos espelhos d’água é sempre bem vista nas edificações, por proporcionar o aproveitamento dos recursos naturais para reduzir os ganhos de calor e aumentar a ventilação.
...