AS TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
Por: Michelle Alonso de Melo • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
17 – e
Como se trata da lei que organiza a proteção do patrimônio histórico artístico nacional, através deste decreto que precede o movimento modernista, acabou gerando benefícios para este movimento.
18- e
Ex.:item V do artigo 216 da Constituição Federal de 1988:
" os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
19 – a
Essa caracteristica estava presente não apenas na concepção de patrimônio, mas também na de uma política pública voltada para a proteção do que hoje a linguagem jurídica denomina de interesses difusos, que são valores que pertencem ‡ coletividade, inapropriáveis individualmente. O instituto do tombamento foi um dos instrumentos pioneiros no reconhecimento da função social da propriedade, e a criação deste Conselho significou a abertura, dentro de uma instituição estatal, de um espação onde Estado e sociedade se reúnem para a tomada de decisıes. Hoje, esses procedimentos j· estão disseminados, mas eram pouquÌssimo usuais nos anos trinta, quando foram instaurados no Sphan.
20 - e
A carta de Petrópolis descreve o quanto é fundamental a ação integrada dos órgãos federais estaduais e municipais, bem como a comunidade interessada nas decisões de planejamento, como formas de pleno exercício da cidadania
21 – c
A carta diz que não podemos nos basear em hipóteses, a hipótese descaracteriza e traz a dúvida, o restauro é baseado em fatos, caso seja feito um restauro baseado em hipóteses, não será mais restauro, será apenas uma simples reforma.
22 – e
A alternativa E esta incorreta, por que, esta é uma carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios.
23 – c
Trata-se do terceiro e quarto parágrafo da primeira página da Recomendação de Nova Delhi, de 1956.
24 –a
Trata- se de uma carta internacional para salvaguarda das cidades históricas
...