EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DE MARKETING COM ÊNFASE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Por: Estefani1994 • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 6.554 Palavras (27 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIENCIAS CONTABÉIS
APS – PIPA I
UM ESTUDO DE COMO A EMPRESA DILCOM COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA LTDA- ME DE ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE ADMINISTRA UM RELACIONAMENTO DOS CLIENTES DA “GERAÇÃO SMATHPHONE”.
RIBEIRÃO PRETO – SP 2015
[pic 2]
Elaine Cristina Tamanini R.A: T41342-7 Estéfani Goulart da Silva R.A: C574AI-3
Isabela Cristina de Campos Bernardo R.A: C50GCT-6 Mariana Cássia de Souza Oliveira R.A: C6137G-0 Sabrina de Oliveira Chaves R.A: C62IIF-3
Talita de Araujo da Cruz R.A: C53AAE-7
APS – PIPA I
UM ESTUDO DE COMO A EMPRESA DILCOM COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA LTDA- ME DE ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE ADMINISTRA UM RELACIONAMENTO DOS CLIENTES DA “GERAÇÃO SMATHPHONE”.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 1º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
RIBEIRÃO PRETO – SP 2015[pic 3]
Sumário
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DE MARKETING COM ÊNFASE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE 5
OBJETO DE ESTUDO 6
SOBRE A EMPRESA 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
Gestão do Relacionamento com o cliente 8
Administração 10
Prof. Idalberto Chiavenato 10
Prof. Antonio Cesar Amaru Maximiano 10
Marketing 12
Definição 13
Historia 16
Origens 16
Precursores 16
IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS RELACIONADAS A MATÉRIA ÂNCORA DO TRABALHO 18
CONCLUSÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
Referências Bibliográficas 25
ANEXOS 27
[pic 4]
OBJETIVO
Na era da globalização onde o acesso às informações é ilimitado, cabe ao consumidor escolher o produto e/ou serviço que melhor atende suas necessidades. Sabendo disso, várias organizações se valem dos meios de comunicação, utilizando ferramentas como o marketing, a publicidade e a propaganda para disseminar a funcionalidade e utilidade de seus produtos e serviços, mas o cliente não se satisfaz apenas com o produto, por melhor que seja, existe algo muito mais complexo por trás das operações de vendas, uma estratégia que chamamos de “relacionamento com o cliente”, sem ele todo o esforço corre por água abaixo, e é sobre ele que iremos tratar neste trabalho.
A APS-PIPA I busca a interação do aluno de Ciências Contábeis que se encontra no 1º Semestre com esse meio, através do contato com uma empresa real. Com essa metodologia de estudo acadêmico é possível perceber o quão importante é a interação entre as organizações e seus clientes, o trabalho citado possibilita a vivencia e mescla entre o conteúdo teórico ensinado em sala de aula e o prático, exigido pelo mercado de trabalho.
O relacionamento com o cliente em conjunto com o marketing, foram evoluindo com o passar dos anos, o que antigamente era uma simples relação de compra e venda, hoje em dia se torna um processo complexo de fidelização e satisfação de ambas as partes (produtor e consumidor), o cliente não é apenas mais um entre muitos, e sim um bem precioso para a organização, que busca através de inúmeras estratégias conquistar sua confiança. Portanto, o projeto de APS vem ajudar ao aluno a entender melhor a evolução dos meios de relacionamento com cliente e possibilita o estudo e analise de onde é interessante seu uso.
INTRODUÇÃO
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DE MARKETING COM ÊNFASE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Desde a Revolução Industrial, com o número crescente de habitantes em regiões urbanas, a demanda por bens e serviços se tornou uma necessidade primordial, com isso, a produção era de suma importância para que fosse possível suprir as necessidades da população. Esse período corresponde aos primórdios do desenvolvimento administrativo, chamado de “Abordagem Clássica da administração” e também corresponde a primeira era do marketing, em que o foco era voltado para preço e produto (ocorreu antes da década de 20), os pioneiros dessa época eram Frederick Taylor e Henry Ford, que focavam em processos quantitativos de produção, ou seja, produção em massa com o intuito de atender grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Com o passar do tempo, as técnicas de produção cada vez mais avançadas possibilitavam um número crescente de produtos a disposição, foi então que as empresas foram percebendo que não bastava produzir em grande volume, era necessário vender para liberar estoques, surgia a segunda era do marketing, focada para o esforço em vendas, (ocorreu entre as décadas de 20 e 50), nesse período havia grande necessidade de vendas para acompanhar o sucesso da produção.
Logo em seguida, com a evolução das vendas e surgimento de novas empresas, a concorrência acirrada gerou a necessidade da criação de novos métodos de vendas, e então, após a década de 50, surgia a Era de Marketing, nessa era, o cliente se tornou o centro da atenção e passou a ser influenciado, em seus hábitos de compra, por um meio inovador de comunicação, surgiam as várias formas de publicidades e propagandas em prol da venda e cativação dos clientes, e isso nos leva diretamente a última era, a qual nos encontramos atualmente, o foco no relacionamento com o cliente ou Marketing de Relacionamento.
...