TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma Análise Histórica

Por:   •  5/8/2016  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Controladoria e Gestão Pública

Nome: Rodrigo Seixas Rosa

Título do Artigo: Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma Análise Histórica

O artigo é escrito a partir de uma pesquisa histórica, escrito pelos autores, Ivam Ricardo Peleias, Prof. Doutor e Pesquisador Contábil, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Clauco Peres da Silva, Doutorando em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, João Bosco Segreti, Prof. Doutor e Pesquisador Contábil, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e Amanda Russo Chirotto, Pesquisadora Contábil da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

O principal propósito deste artigo é analisar a evolução histórica da contabilidade a partir da identificação de eventos econômicos, políticos e sociais, desde o século XIX até os dias atuais.

A questão chave é verificar se os eventos econômicos, políticos e sociais influenciaram na evolução histórica da contabilidade. Os eventos econômicos levados em consideração no artigo, foram as ocorrências depois da chegada da Família Real.

A principal conclusão desse artigo está relacionada com o fato real, de que alguns dos principais acontecimentos históricos realmente afetaram a evolução da Contabilidade.

Para poder entender o artigo foi necessário ter o conhecimento dos eventos relevantes que mudaram a forma como era apresentado a contabilidade na época, desde a aulas de Comércio e de Ciências Econômicas, e seguindo a evolução do ensino até os dias atuais.

Sendo assim, o principal ponto de vista apresentado no artigo, está ligada aos impactos que os eventos tiveram sobre o ensino de contabilidade, entretanto, o artigo até mesmo por limitação, não investigou se tais mudanças nos ensinos já estavam previstas, ou se ocorreram somente com os eventos.

Ao adotar somente essa linha de raciocínio a conclusão das pessoas será de que tais eventos afetaram o ensino, o que pode ser errôneo, pois os eventos podem sim ter influenciado, mas não os únicos agentes causadores da transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com