Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma Análise Histórica
Por: Rodrigo Seixas • 5/8/2016 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
Disciplina: Controladoria e Gestão Pública
Nome: Rodrigo Seixas Rosa
Título do Artigo: Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma Análise Histórica
O artigo é escrito a partir de uma pesquisa histórica, escrito pelos autores, Ivam Ricardo Peleias, Prof. Doutor e Pesquisador Contábil, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Clauco Peres da Silva, Doutorando em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, João Bosco Segreti, Prof. Doutor e Pesquisador Contábil, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e Amanda Russo Chirotto, Pesquisadora Contábil da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
O principal propósito deste artigo é analisar a evolução histórica da contabilidade a partir da identificação de eventos econômicos, políticos e sociais, desde o século XIX até os dias atuais.
A questão chave é verificar se os eventos econômicos, políticos e sociais influenciaram na evolução histórica da contabilidade. Os eventos econômicos levados em consideração no artigo, foram as ocorrências depois da chegada da Família Real.
A principal conclusão desse artigo está relacionada com o fato real, de que alguns dos principais acontecimentos históricos realmente afetaram a evolução da Contabilidade.
Para poder entender o artigo foi necessário ter o conhecimento dos eventos relevantes que mudaram a forma como era apresentado a contabilidade na época, desde a aulas de Comércio e de Ciências Econômicas, e seguindo a evolução do ensino até os dias atuais.
Sendo assim, o principal ponto de vista apresentado no artigo, está ligada aos impactos que os eventos tiveram sobre o ensino de contabilidade, entretanto, o artigo até mesmo por limitação, não investigou se tais mudanças nos ensinos já estavam previstas, ou se ocorreram somente com os eventos.
Ao adotar somente essa linha de raciocínio a conclusão das pessoas será de que tais eventos afetaram o ensino, o que pode ser errôneo, pois os eventos podem sim ter influenciado, mas não os únicos agentes causadores da transformação.
...