TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei do Empregado Doméstico

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 14

UNIRV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LEI DO EMPREGADO DOMÉSTICO, HOJE

Orientador: Prof. Dr. Alexandre A. Giffoni Jr.

Brenner Pinheiro de Carvalho Rêgo

João Patrick de Oliveira Moraes

Mayara Borges de Sousa

Stella Neiva Alves

RIO VERDE- GOIÁS

2016

UNIRV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

LEI DO EMPREGADO DOMÉSTICO, HOJE

Monografia apresentada como exigência da conclusão àdisciplina Metodologia Cientifica daFaculdade Ciências Contábeis-2° Período da Universidade de Rio Verde (UniRv) sob a orientação do professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior.

RIO VERDE- GO

2016

AGRADECIMENTO

Inicialmente agradecemos a Deus, por nos fazer presente e ter a oportunidade de participar deste trabalho, concedendo-nos força e ânimo nas horas difíceis que encontramos em nossos caminhos.

Agradecemos aos nossos colegas de sala, já que todos eles, direta ou indiretamente, contribuíram para a conclusão do trabalho.

Em especial ao nosso orientador Professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni pelos conhecimentos transmitidos.

DEDICATÓRIA

Dedicamos aos nossos pais e a toda as nossas famílias que se fizeram presentes nas horas difíceis desta caminhada.

Dedicamos também a todos que de alguma forma nos apoiaram e nos incentivaram durante toda essa trajetória.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................................6

2 A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO ENPREGADO DOMÉSTICO..................8

2.1 Implantação da Lei 8.859/1972 no Brasil..........................................................................8

2.2 O empregado doméstico e a OIT- Organização Internacional do Trabalho.................9

2.3 Evolução e melhoria da lei 5859/1972.............................................................................10

2.4 Objetivos da Lei 5859/1972..............................................................................................12

3 CONCLUSÃO......................................................................................................................13

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................14

RESUMO

ALVES, S.N.; MORAES, J.P. de O.; RÊGO, B. P. de C.; SOUSA, M.B. A lei do empregado doméstico, hoje. – UNIRV- Universidade de Rio Verde, Rio Verde, 2016.¹

O trabalho doméstico teve inicio com a colonização portuguesa, tendo continuidade com evoluções e melhorias de leis até os dias atuais. Com o passar dos anos os empregados domésticos que antes eram considerados marginais foram ganhando espaço na vida dos brasileiros, sendo reconhecido assim como um importante trabalho na sociedade. O presente artigo tem como objetivo fazer uma pequena análise sobre a Lei do Empregado Doméstico, desde a antiguidade, com a criação de uma lei que amparasse esses trabalhadores, até sua evolução e os dias atuais, baseado em leis e doutrinas.

 

Palavras Chave: Empregado Doméstico; Legislação trabalhista; História; Trabalho; Ciências Contábeis

INTRODUÇÃO

O tema abordado desta pesquisa é a Lei do Empregado doméstico, assim delimitado: Objetivos alcançados no Brasil hoje, com as alterações da lei do empregado doméstico.

Os objetivos propostos a serem alcançados ao longo do trabalho é verificar a criação da Lei do empregado doméstico no Brasil, examinar a implantação da Lei 5859/1972 no Brasil, analisar os objetivos da Lei, observar a evolução e melhoria da Lei e determinar o empregado doméstico conforme a OIT (Organização Internacional do Trabalho), chegando assim ao resultado esperado.

        O problema de motivação dos pesquisadores de acordo com as Ciências Contábeis foi, com a evolução da Lei do Empregado Doméstico quais os objetivos que conseguiram atingir e, ainda, quais foram as dificuldades que os escritórios de contabilidade enfrentaram com os empregadores/empregados para esclarecerem as dúvidas e fazerem com que os mesmos se adequassem à Lei.

Por hipótese, como uma das respostas do problema afirmou-se que a categoria trabalhista peculiar e diferenciada se comparada às demais, criou-se com as inúmeras evoluções de sua lei principal, uma maior igualdade trabalhista, evitando a exclusão desse grupo.

Também criou-se como hipóteses a evolução da Lei do Empregado Doméstico contribui com o avanço social desse grupo, garantiu melhores condições de trabalho aos empregados doméstico, trouxe igualdade de direitos com relação aos outros trabalhadores de outras categorias e possibilitou maior acessibilidade em locais que antes era pouco frequentado por empregados desta categoria.

Diante das hipóteses citadas confirma-se que os empregados domésticos sempre foram uma categoria marginalizada apesar dos inúmeros trabalhos realizados por estes profissionais. E ainda, as leis que abrangem e garantem os benefícios a estes trabalhadores sofreram e sofrem alterações afim de garantir uma melhor condição.

O interesse por se fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a nova Lei do empregado doméstico e sua regulamentação se deu pela grande dúvida que ainda existe de empregadores e empregados.

Com a pesquisa, podemos nos inteirar das alterações da Lei, benefícios concedidos aos empregadores e empregados e objetivos alcançados. Diante disso, podemos enfim, colocar em prática e deixar como contribuição o nosso conhecimento e esclarecer dúvidas frequentes, tais como, carga horária semanal, horas extra, recolhimentos de impostos, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com