Aborto - no âmbito juridico
Por: Turma de civil • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
ALUNOS: Tályson Marinho e Wesley Barbosa
DISCIPLINA: História do Direito TURMA: 3171
PROFESSORA: Dagmar
RELATÓRIO: PALESTRA SOBRE “O ABORTO”
No dia 29 do mês de Outubro de 2014, foi celebrada uma palestra sobre o tema: O ABORTO, no Auditório Central do CEULP/ULBRA, na cidade de Palmas- TO, com os palestrantes Túlio Jorge Ribeiro Magalhães Chegury e Jeoni Gomes dos Santos. Ambos representaram seus princípios e conceitos, com estudos relevantes tanto na área jurídica, na área científica, religiosa.
Dadas as circunstâncias voltadas às polêmicas acerca do aborto, nota-se claramente que este assunto ainda é em demasia, sensível em prol da sociedade, onde governos, pessoas e a igreja, voltada ao conservadorismo, são claramente opostas em relação ao aborto. A sociedade encontra-se voltada a um paradigma, onde há evidente, aqueles que defendem o aborto, e aqueles que são contra tal prática.
Alguns pontos citados por aqueles que são contra o abortamento, geralmente envolvem cunho religioso, preceitos morais e que envolvem o um antropocentrismo fervoroso. Já aqueles que defendem esta idéia, relutam e afirmam que o direito individual do corpo da mulher, cabe a ela decidir, e não terceiros, ou entidades influentes.
A situação se agrava mais, com as influências de comunidades poderosas, tal como a igreja católica, partidos humanistas e seus políticos, e criacionistas.
O aborto no Brasil, por exemplo, pode ser aplicado, quando há a vítima de estupro que corre um possível risco de gravidez, pós-violência e outro ponto bem relevante que é a má formação do feto. Em 2012 ministros do Supremo Tribunal Federal votaram a favor do aborto em fetos que não possuíssem massa encefálica completa; nesse caso, o aborto não será um crime.
Muitas vezes o tema Aborto é evitado, por causa da polêmica envolvida, um grande número de pessoas está dividido em respeito ao tema, pois ainda não há uma posição concreta que predomina, visto que vai de acordo o discernimento e entendimento de cada um, se impor a favor ou contra.
...