DISSERTAÇÃO SOBRE A MEDIAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Por: francisco.dto • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Disciplina: Direito Civil IX
Professor: Emiko Lis
Tema: Mediação na sucessão
Acadêmico: Francisco de Assis Santos Neto
R.A: 3715638564
DISSERTAÇÃO SOBRE A MEDIAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Anhanguera Educacional
2016
MEDIAÇÃO NO DIREITO DE SUCESSÃO
A mediação é um tema muito importante no direito, pois através desse mecanismo podemos resolver conflitos de forma mais célere e amigável, tendo em vista que os benefícios são mútuos, uma vez que as partes resolvem de forma a não necessitar de ação judicial.
Na mediação não se busca somente o acordo entre as partes, e sim uma forma de diálogo, uma aproximação entre as partes, com o fim de não tratar somente de valores quantitativos.
A via judicial pra divisão de bens torna-se necessária quando a questão se tratar de herança com testamento, com incapazes ou quando houver discórdia entre os herdeiros, não aceitando as partes a mediação é possível proceder o inventário extrajudicial.
No direito sucessório é de grande valia o trabalho realizado por mediador, pois facilita as questões de referem-se aos direitos patrimoniais advindos da sucessão, realizando de forma mais simples e consensual as divisões entre os herdeiros maiores, assim fazendo todo procedimento extrajudicialmente e de forma mais pacifica
Assim ao lidar com as partes e fazer com que as partes se convençam dos benefícios da mediação, podemos desafogar o judiciário com questões que muitas vezes podem ser resolvidas de forma harmônica, com uma simples mediação, acredito seja este o propósito de tal instrumento.
Por fim, conclui-se na presente dissertação, que a mediação é um importe insituto no direito, pois através dela, podemos tornar os procedimentos mais justos e humanizados, e ajudar o judiciário com eventuais ações litigiosas.
...