Habeas Data
Por: adelma.araujo • 8/9/2018 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAICÓ-CE.
Magnólia, 24 anos, solteira, roceira, inscrito no CPF 000.000.000-00, residente e domiciliada na rua ceara, nº 00, na cidade de Caicó, CEP 00000-00, vem à presença de Vossa Excelência, por seu representante constituído propor.
HABEAS DATA
Em face do Hospital de Fortaleza vinculado a Secretaria do Estado de Saúde de Fortaleza com sede à Rua Cuiabá,nº 0, pelas razões de fato e de direito expostas a seguir:
BREVE SÍNTESE
O impetrante teve seu prontuário negado pelo hospital, buscou obter acesso a uma via do seu prontuário médico, informações que estão sendo dificultadas pelo servidor impetrado.
Há 1 mês o impetrante protocolou requerimento, com base, inclusive, na Lei de acesso à informação (cópia anexa) junto ao referido órgão, no entanto, até a presente data, não obteve sucesso quanto ao pedido.
Em face da inércia do órgão em fornecer a informação requerida, o impetrante dirigiu-se pessoalmente e obteve do impetrado a alegação de que não poderia ter acesso ao prontuário médico solicitado, fato que o impulsionou a mover a presente ação.
CABIMENTO E LEGITIMIDADE
Nos termos das alíneas a e b no inciso LXXII do artigo 5º da Constituição Federal está prevista que o Habeas Data será concedido:
a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
No mesmo sentido, a Lei de Nº 9.507/97 dispõe:
Art. 7º Conceder-se-á habeas data:
I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
II - para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativa;
III - para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro, mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
Conforme descrito na síntese, o autor Hospital de Fortaleza, ou seja, as informações requeridas têm relação indiscutível à pessoa do impetrante, legitimando o presente pedido.
PEDIDO
Pelo exposto REQUER:
- A citação do impetrado para responder a presente ação no prazo de 10 dias nos termos do Art. 9º da lei 9.507/97:
- Seja determinada o acesso imediato ao impetrante às informações sobre à documentação.
- Por fim, seja o impetrante, condenado às custas judiciais e honorários advocatícios, nos parâmetros previstos no art. 85, § 2º do NCPC.
Dá-sé à causa o valor de R$ 5. 000 mil.
...