O ABORTO NO BRASIL
Por: Carol Freitas • 12/6/2018 • Projeto de pesquisa • 511 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Amanda Duarte Soares
RA: 329910813772
Ana Carolina Ferreira Freitas
RA: 331410213772
Bruna Da Costa Wanglon
RA: 327173211372
Marlon Vaz Montiel
RA: 3317 6001 3772
O ABORTO NO BRASIL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito da faculdade integrada de Rio Grande, a ser utilizado como diretrizes para a manufatura do trabalho de conclusão de curso (TCC). Orientador: Profª Luciana
Rio Grande, RS
2018
Aborto no Brasil
Introdução:
Em pleno século XXI o aborto no Brasil ainda gera muita polêmica, por motivos de não ser apenas uma discussão política, mas também social, moral, ética e religiosa. É considerado crime contra a vida humana no Brasil abortar fora dos três casos permitidos por lei, que são: Casos de estupro; Caso que traga risco à saúde da mulher ou caso de anencefalia no nascituro. O objeto de pesquisa é esclarecer a importância da legalização do aborto, visto que ser crime não é o suficiente para que mulheres e jovens não abortem, pois elas continuam realizando esse procedimento ainda que proibido por lei, mas de maneira perigosa, que traz risco a sua própria saúde e acabando muitas vezes em óbito.
Objetivo Geral:
Aprofundar-se melhor no tema e desconstruir preconceitos adquiridos com o senso comum.
Justificativa:
É importante estudarmos esse assunto porque embora seja crime no Brasil praticar o aborto, ele ainda é considerado a única alternativa por muitas mulheres e jovens que não tem o desejo de ser mãe e acabam engravidando, muitas vezes por falta de informação, ou descuido. O que acarreta em um problema de saúde pública.
Revisão Teórica:
Segundo Diniz e Medeiros, página 1, resultam os a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), com um levantamento por amostragem aleatória no país – áreas urbanas - o estudo consiste em mulheres com faixa etária de 18 a 39 anos. Os resultados indicam que mais de uma mulher em cada cinco já realizaram aborto e com uso medicamentoso para a indução do procedimento clandestino e mais das metades do caso ocorreu internação pós-aborto.
Metodologia Científica:
Os recursos utilizados para a realização deste projeto de pesquisa foi além da internet, juntamente o conhecimento adquirido ao longo da nossa formação, e também discussões realizadas em aula de argumentação jurídica ao longo do semestre.
Referências:
Material da internet
Brasil. Ministério da Saúde. 20 anos de pesquisas sobre aborto no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.
Débora Diniz; Marcelo Medeiros. Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Caixa Postal 8011, Setor Sudoeste. 70673-970 Brasília DF.
...