O DIREITO TRIBUTÁRIO
Por: iagofernandes • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
DIREITO TRIBUTÁRIO
Fixado no ideal de justiça fiscal, o estudo do princípio da capacidade contributiva é de vital importância, inclusive como forma de efetivar a concreção do princípio da igualdade na seara do Direito Tributário. Nesse contexto, necessário se faz a análise da evolução histórica do princípio da capacidade contributiva de modo a entender a atual acepção que se tem desse preceito. Ainda, essencial é a definição de seu conceito e conteúdo, em especial no âmbito da Constituição Federal de 1988.
Na tabela as alíquotas aplicáveis em base de calculo aplicáveis em reais, com base na faixa de rendimentos e pessoas físicas, mostra que quanto maior for seus rendimentos, maiores serão suas contribuições para o imposto de renda ou seja a porcetangens da alíquotas serão cada vez maior.
A relação entre a tabela de imposto de renda e a capacidade contributiva são de estabelecer um conceito de arrecadação de imposto,isso vai depender da capacidade econômica do contribuinte,cada um contribui referente a sua renda mas com uma forma de respeitar os direitos individuais e nos termos da lei.
Traça um panorama acerca da instituição do Imposto de Renda no Brasil, ao abordar sua origem, implementação e evolução frente ao ordenamento jurídico brasileiro. Por fim, sinaliza a importância e a necessidade de observância do princípio da capacidade contributiva, especificamente em relação ao Imposto de Renda Pessoa Física, quanto ao dever de tornar o referido imposto mais pessoal ao contribuinte, imprimindo, ainda, um maior grau de progressividade de alíquotas.
SINISCALCHI, Carolina. Imposto de renda pessoa física e princípio da capacidade contributiva. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3780, 6 nov. 2013. Disponível em:
YAMASHITA, Douglas; TIPKE, Klaus. Justiça Fiscal e Princípio da Capacidade Contributiva. São Paulo: Malheiros, 2002.
...